Publicado em 24 abril de 2025 às 16:44

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) acaba de instituir o Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial na Psicologia (GT-IA). A iniciativa tem como objetivo promover estudos, debates e orientações sobre os impactos, desafios e possibilidades do uso da inteligência artificial (IA) no exercício profissional da Psicologia.
A criação do GT responde a uma demanda crescente da categoria frente ao avanço de tecnologias como algoritmos, assistentes virtuais, chatbots e ferramentas de automação que já impactam diversas áreas, inclusive a saúde mental. O grupo está vinculado, inicialmente, à Comissão de Psicologia e Comunicação do CRP-03 e tem como propósito central garantir um posicionamento crítico e ético da Psicologia frente às transformações tecnológicas.
Entre suas frentes de atuação, estão previstas a produção de materiais informativos, articulação com instituições acadêmicas e realização de eventos e debates com a categoria.
A primeira reunião do GT foi realizada no dia 2 de abril de 2025 e contou com a participação dos membros: Fabiano Chaves de Lacerda (CRP-03/31128), coordenador do GT-IA, Glória Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457), presidenta da CRP-03 e coordenadora da COMPC, Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), vice-presidente do CRP-03 e coordenadora da Comissão de Emergências e Psicologia, Fernando Almeida (CRP-03/19884) também colaboram com o GT as servidoras Emanuelli Zequinelli Rosa dos Santos (CRP-03/24855), fiscal do COF, Gabriella Maria Sampaio Porto (CRP-03/30877), Assessora Técnica, e Lívia Santana, gerente e assessora de Comunicação, estiveram presentes Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212) e João Pedro Nascimento Sousa como ouvintes nesta primeira reunião.
Durante a reunião, foram definidos os primeiros encaminhamentos, como o levantamento de dúvidas frequentes recebidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), criação de formulários para escuta da categoria e realização de reuniões abertas após os encontros iniciais. A próxima etapa do GT envolve reuniões quinzenais com foco na estruturação do plano de ação e, posteriormente, encontros mensais com participação aberta ao público.
Piscóloga/o, para auxiliar na elaboração do planejamento de atividades do GT, participe da pesquisa clicando aqui.
Acompanhe as atualizações sobre o GT-IA no site e redes sociais do CRP-03.