61 mil pessoas em BH disputam vagas em concurso público nesta domingo – confira dicas!

Mais de 61 mil pessoas farão as provas do Concurso Público Nacional Unificado neste domingo (18) em Belo Horizonte. No país são 2,1 milhões de candidatos, que disputam as 6,6 mil vagas. As provas estavam marcadas para maio, mas foram adiadas devido às fortes chuvas que deixaram mortes e destruição no Rio Grande do Sul.

Cada candidato se inscreveu em apenas um bloco temático. Os de 1 a 7 exigem formação de nível superior. Já a escolaridade para o bloco 8 é nível médio ou técnico. Em média, se consideradas todas as vagas do certame, a proporção de candidatos por vaga é de 318,4.

O bloco temático com mais candidatos é o 8 (nível médio). São mais de 694 mil inscritos, o que resulta na maior concorrência: 1.003 candidatos por vaga. A menor concorrência é do bloco 1 (infraestrutura, exatas e engenharias), com 161,6 candidatos por vaga.

Porém, o ministério da gestão esclarece que o sistema de seleção do certame com candidatos concorrendo a mais de um cargo dificulta a definição estatística da disputa dentro dos blocos.

Em nota, o membro do Grupo Técnico Operacional do concurso unificado do MGI, Pedro Assumpção Alves, explicou. “No CPNU, cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco, isso permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de entrar na administração pública”.

Esquema especial de transporte

A abertura dos portões dos locais onde serão realizadas as provas está prevista para às 7h30 e 13h. Na tentativa de garantir o deslocamento dos candidatos, BH ampliou a oferta de transporte, com cerca de 1,4 mil viagens a mais de ônibus.

Os candidatos que vão realizar as provas na região da Pampulha e nas proximidades do Mineirão, devem ficar atentos às interdições de vias para a realização do BH Stock Festival. É importante planejar com antecedência os trajetos e utilizar os aplicativos Waze e Google Maps que vão orientar sobre as intervenções e os desvios.

Agentes da BHTrans, PM e Guarda Municipal vão monitorar o trânsito nas regiões antes, durante e ao final das provas.

Compartilhar

Créditos para a Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima