Escrito en BRASIL el
Mais de 2 milhões de pessoas que se inscreveram farão, neste domingo (18), a prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), a maior seleção para cargos públicos federais da história do país. O objetivo é unificar e aprimorar a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos do Executivo. Os portões nos locais de prova abrem às 7h30 e serão fechados às 8h30.
Os empregos disponibilizados através do CNU são dos mais variados e poderão ser exercidos em todos os estados brasileiros. O maior salário inicial é de R$ 22,9 mil, para auditor-fiscal do Ministério do Trabalho.
Até este sábado (17), apenas 52% dos 2,1 milhões de inscritos no Brasil conferiram o local de prova. As informações são do Ministério da Gestão. A pasta, responsável por organizar o certame, vem pedindo para os candidatos conferirem o local com antecedência, pois podem ter ocorrido alterações.
O certame estava previsto para ocorrer no dia 5 de maio. Porém, foi adiado para 18 de agosto depois das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul.
A tragédia obrigou o governo a mudar locais de prova no estado. Além disso, Esther Dweck, ministra da Gestão, alertou, neste sábado (17), que houve alterações de local de prova também em outros estados. Diante disso, é fundamental que todos os candidatos confiram e se programem para chegar com calma ao lugar certo.
Veja seu local de prova
Os inscritos podem verificar o local de prova. É preciso fazer login no site do concurso, neste link.
“Lembrando que não foi só no Rio Grande do Sul que houve mudança no local de prova. É muito importante que todo mundo consulte novamente para ter certeza que seu local de prova está mantido ou mudou. Por uma questão de segurança vamos abrir duas horas antes o local de prova, não só uma hora antes. Cheguem antes e com calma”, orientou a ministra Esther Dweck.
Prova e resultados
O Concurso Nacional Unificado será realizado neste domingo (18), em 228 cidades, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal.
A prova terá questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações ocorrerá no dia 8 de outubro.
O resultado definitivo será anunciado em 21 de novembro. A fase de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em janeiro de 2025.
Documentos para o CNU
É obrigatório levar para o CNU:
- Documento original com foto (RG, Passaporte ou CNH com foto)
- Comprovante de inscrição disponível no site da Cesgranrio
O que não pode levar para o CNU
Não é permitido levar no CNU relógios de qualquer natureza, óculos escuros, acessórios de chapelaria, como chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares. Canetas esferográficas não transparentes coloridas e lápis também não devem ser levadas para o concurso.
Horários do CNU
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da prova da manhã: 9h
- Fim da prova da manhã: 11h30
- Abertura dos portões à tarde: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da prova da tarde: 14h30
- Fim da prova da tarde: 18h
- A partir das 20h: governo divulga cadernos de provas
Empregos que podem ser obtidos com o CNU
- As áreas de atuação a serem escolhidas são:
- Administração e finanças (580 vagas);
- Setores econômicos, infraestrutura e regulação (1.015 vagas);
- Agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário (1.040 vagas);
- Educação, ciência, tecnologia e inovação (1.194 vagas);
- Políticas sociais, Justiça e saúde (1.470 vagas);
- Trabalho e Previdência (940 vagas);
- Dados, tecnologia e informação Pública (895 vagas), além do nível intermediário (692 vagas).
Lula acompanha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha neste domingo a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado. Lula vai visitar, às 11h, a sala de situação da Dataprev, onde é feito o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas do chamado Enem dos Concursos.