Foto: Agência Brasil
Com mais de 2,1 milhões de inscritos, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) teve suas provas objetivas aplicadas neste domingo (30) em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. O gabarito preliminar oficial será divulgado na terça-feira, 20 de agosto, na página oficial do certame. Os candidatos poderão recorrer das respostas entre os dias 20 e 21 de agosto, caso discordem de alguma questão.
O cronograma oficial do concurso prevê que a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, enquanto as notas finais das provas objetivas, após a análise de todos os recursos, serão divulgadas em 8 de outubro. Na mesma data, os candidatos poderão conferir a nota preliminar da prova discursiva, com possibilidade de pedidos de revisão nos dias 8 e 9 de outubro. A nota final da discursiva será divulgada em 17 de outubro.
No dia 8 de outubro, também será feita a convocação para o envio de títulos, cujo prazo se estende até 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado em 4 de novembro, com prazo para recursos nos dias 4 e 5 de novembro, e a nota final prevista para 19 de novembro.
Candidatos que se autodeclararam negros e indígenas, ou que declararam alguma deficiência, e que concorrem a vagas reservadas, terão um cronograma específico para a verificação das condições declaradas. A convocação para esses procedimentos ocorrerá em 17 de outubro, com perícia médica e avaliação psicossocial programadas entre 17 e 25 de outubro. Os resultados preliminares dessas avaliações serão divulgados em 13 de novembro, com possibilidade de recursos nos dias 13 e 14 de novembro. A nota final será publicada em 21 de novembro, data em que também será divulgada a nota final do concurso.
O CPNU oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, com salários iniciais que variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, dependendo do cargo. Além das vagas imediatas, o concurso prevê a formação de um cadastro de reserva com mais de 13 mil candidatos, que poderão ser convocados para futuras oportunidades, incluindo vagas temporárias.