JBS apoia o governo do PA na regularização de produtores rurais

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vai apoiar o governo do Pará na regularização ambiental de mais de 4 mil pequenos produtores rurais, colocando a serviço deles a estrutura dos Escritórios Verdes, programa da JBS que visa a regularização de passivos socioambientais de imóveis rurais.

Desde a criação do programa Escritórios Verdes, em 2021, o programa já regularizou mais de 12,5 mil fazendas e direcionou 4.700 hectares para recomposição florestal, com 20 unidades em todo o Brasil.

Dando continuidade aos compromissos anunciados na COP-28, em Dubai, a empresa aderiu à Plataforma de Territórios Sustentáveis do Pará. Além disso, a JBS já requalificou, por meio de uma parceria com o Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do estado, 12 pecuaristas, que voltaram à cadeia formal de fornecimento de gado.

Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará, a Plataforma de Territórios Sustentáveis integra os setores público e privado, além do Terceiro Setor, com o intuito de fortalecer ações de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono no estado.

Já o Sirflor é um programa desenvolvido em parceria com o MPF, Governo do Estado do Pará e empresas privadas para requalificação comercial de produtores.

Para Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil, a parceria representa mais um passo importante em prol de toda a cadeia produtiva, já que apoia e orienta os produtores, além de requalificá-los para uma pecuária mais sustentável.

“Tudo isso contribui ainda mais para a nossa estratégia de transparência em cada ação, oferecendo atendimentos com orientações operacionais, gerenciais e apoio aos nossos fornecedores. Com isso, todos saem ganhando”, destacou Dias, em nota.

A nova pecuária do Pará

Nesta sexta-feira (16), o Governo do Estado do Pará, juntamente com representantes de todo o setor, realizou o evento ‘A nova pecuária do Pará’, que teve como objetivo discutir oportunidades sustentáveis para a pecuária na Amazônia.

Na ocasião, que contou com a participação do governador Helder Barbalho, cerca de 12 produtores rurais que foram requalificados com apoio da JBS receberam a Declaração de Legalidade Comercial (DLC).

Durante a cerimônia, Fábio Dias destacou a importância de agregar conhecimento, além de reintegrar os produtores rurais por meio de engajamento, apoio e parceria mútua entre indústria, produtores, outros atores privados e públicos.

De acordo com a empresa, os produtores terão o acompanhamento periódico de suas áreas de regeneração por meio de vistorias e imagens de satélite, e que os procedimentos gerados no Sirflor antecipam etapas que os produtores fariam durante o processo de análise do CAR de sua propriedade, possibilitando maior agilidade para a aprovação do CAR.

“Por causa de um problema em uma terra que foi unificada à minha propriedade, fiquei impedido de vender para a JBS. Foi quando me falaram sobre a existência dos Escritórios Verdes, que poderiam me ajudar, gratuitamente, a buscar a solução do problema. Os especialistas da JBS analisaram a área, me orientaram sobre os próximos passos e foram resolvendo toda a situação. Eu pensei que fosse demorar demais, contudo o processo todo foi muito rápido e agora posso voltar a fornecer para a empresa. Estou muito grato à iniciativa”, destaca o pecuarista Carlos Lúcio, de Cumaru do Norte (PA), que recebeu a DLC.

Fonte: Ascom JBS

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima