No último domingo (18), cerca de 1 milhão de pessoas realizaram a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado “Enem dos Concursos”.
Os candidatos, que participaram do maior concurso público da história do Brasil, concorreram a 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos federais, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.
A CNN preparou um guia com os próximos passos e datas importantes para acompanhar após a realização das provas do concurso.
Os cadernos das provas aplicadas foram divulgados ainda na data de ontem, após às 20h00, no horário de Brasília. A divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas será feita nesta terça-feira(20).
A previsão é que o resultado final com a lista de aprovados seja disponibilizado no dia 21 de novembro. Segundo a ministra do ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, as convocações dos novos funcionários públicos devem começar após a divulgação.
Além disso, a ministra afirmou, em entrevista coletiva, que os aprovados receberão curso de formação durante o estágio probatório.
Os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado irão iniciar sua atuação no serviço público a partir de janeiro de 2025. A informação foi anunciada também pela ministra do MGI.
Cronograma
Veja abaixo o cronograma com as principais datas que os candidatos, que realizaram a prova durante a manhã ou tarde de domingo (18), devem ficar atentos, conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI):
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto de 2024
- Prazo para recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 20 e 21 de agosto de 2024
- Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro de 2024
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro de 2024
- Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva: 8 e 9 de outubro de 2024
- Convocação para o envio de títulos: 8 de outubro de 2024
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro de 2024
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 17 de outubro de 2024
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 de novembro de 2024
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro de 2024
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos: 19 de novembro de 2024
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro de 2024
Lista de espera
Aqueles que não forem aprovados em sua primeira opção de cargo, farão parte do banco de candidatos do CPNU, formado para cada um dos blocos.
As vagas abertas, então, poderão ser ocupadas pelos candidatos não eliminados em sua primeira opção, segundo a ordem de classificação para o cargos específico.
Caso seja aprovado somente no segundo ou terceiro cargo de preferência, ainda posso ser convocado para o primeiro?
Sim. Neste caso, o candidato permanecerá na lista de espera para cargos acima em suas primeiras preferências. O MGI poderá fazer chamamentos a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos do concurso até o esgotamentos de seu prazo de validade.
Posso pedir recurso após divulgação da prova?
Os candidatos poderão recorrer em relação aos gabaritos das questões no prazo até os dias 20 e 21 de agosto, no caso da necessidade de correção devido questões erradas na prova.
O que acontece caso tenha nota para aprovação dentro das vagas em mais de um cargos que indiquei preferência?
O candidato não será impedido de participar de futuras convocações em outros cargos dentro do bloco temático, desde que classificado no ranqueamento do melhor e mais preferido cargo.
Caso, por exemplo, a pessoa seja ranqueada nos 3 cargos, e tenha passado na segunda preferência: será classificada para o segundo cargo e ficará na lista de espera para a primeira opção. Como já foi selecionado para algo melhor, ela não irá aparecer na terceira opção.
Posse do cargo
Após a nomeação, o candidato possui 30 dias para tomar posse e, caso não o faça, o ato perderá seu efeito.
Caso não tome posse do cargo para o qual foi convocado, ainda poderá participar de futuras convocações nos outros cargos para os quais foi classificado e esteja na lista de espera.
Ao tomar posse, o candidato, possui até 15 dias para entrar em exercício ou será exonerado do cargo de ofício.
Candidatos declarados pretos, indígenas e pessoas com deficiência
Confira abaixo os principais prazos para os candidatos autodeclarados pretos, indígenas ou pessoas com deficiência que realizaram o Enem dos Concursos no domingo.
- Candidatos negros e indígenas (cargos da Funai) – Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada: 17 de outubro de 2024
- Candidatos negros e indígenas – Procedimento de verificação da condição declarada: 2 e 3 de novembro de 2024
- Candidatos que se declararem com deficiência – Prazo para perícia médica: 17 a 25 de outubro de 2024
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração e da avaliação biopsicossocial: 13 de novembro de 2024
- Interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração e da avaliação biopsicossocial: 13 e 14 de novembro de 2024
Compartilhe: