Clássico das estradas brasileiras na década de 1990, o Scania 113H ganhou um design atual, reinventado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. O website Garagem Master criou a imagem do caminhão modernizado, batizando-o de “Scania 113H 2025 Conceito”.
O modelo criado por IA mantém o formato básico do Scania 113H, com a frente “bicuda”. Porém, substituíram as linhas retas do caminhão original por contornos suavizados. Além disso, o veículo recebeu novos detalhes, como os paralamas dianteiros, que agora estão incorporados à carroceria. A grade frontal também foi atualizada, ganhando um formato mais moderno e alinhado com os dias atuais.
O Scania fictício agora inclui apêndices aerodinâmicos modernos no teto e nas laterais, bem como faróis de LED e retrovisores ampliados. No entanto, a ferramenta de IA suprimiu os grafismos da carroceria, que era um dos detalhes marcantes do caminhão.
De acordo com a página, em texto também escrito por IA, o “conceito resgata a essência de um dos modelos mais icônicos da história da Scania”. O caminhão imaginário tem até especificações mecânicas e técnicas: motor V8 de 650 cv de potência, transmissão automática de 12 marchas, tecnologias de conectividade e recursos de segurança e assistência de direção, como nos modelos atuais da marca. Ele também preço sugerido: R$ 1.500.000,00.
Scania 113H
A Scania lançou o 113H no Brasil em 1991. Na época, o modelo, também conhecido como Série 3, destacou-se pela robustez e eficiência no consumo de combustível, tornando-se um dos veículos pesados mais populares no mercado brasileiro durante a década de 1990. A marca sueca descontinuou o 113H em 1998, substituindo-o pelo Série 4.
Segundo o blog Juntos No Caminho, editado pela própria Scania do Brasil, o 113H somou mais de 36 mil unidades vendidas no mercado brasileiro enquanto esteve em produção.