No Rio Innovation Week, a Gol mostrou como a Inteligência Artificial pode otimizar processos e melhorar a experiência do cliente
Na última semana, a Gol Linhas Aéreas marcou presença no Rio Innovation Week, realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, discutindo o uso da Inteligência Artificial (IA) no setor de aviação e logística.
Entre as iniciativas apresentadas, está a ampliação do uso do chatbot GAL para atendimento direto aos clientes nos próximos meses. A novidade permitirá que passageiros esclareçam dúvidas de forma mais acessível. No evento, a companhia também informou estar focada na mitigação de riscos associados ao uso da IA, com ênfase na proteção de dados e na segurança cibernética, em colaboração com a Microsoft.
A empresa explicou que a IA é aplicada internamente para otimizar processos e aprimorar a tomada de decisões. O chatbot GAL, integrado ao Microsoft Teams, foi desenvolvido para facilitar o acesso dos colaboradores a informações institucionais.
Além disso, o painel do evento abordou a utilização da IA na GolLog, unidade de logística da companhia. Segundo Karen Vilefort, gerente de desenvolvimento de Franquias, Produtos e Digital da GolLog, a IA generativa está sendo implementada para melhorar o atendimento ao cliente e a eficiência logística.
A executiva acrescentou dizendo que estão em andamento provas de conceito para evoluir o chatbot GIL, parceiro do GAL, para um modelo baseado em inteligência artificial generativa.