Nesta terça-feira (20), o Sindilegis deu início ao Encontro de Representantes Estaduais do TCU – o Encore. O evento começou com a abertura oficial, que contou com a presença da diretoria do Sindilegis, dos representantes estaduais e convidados. O presidente do Sindilegis, Alison Souza, fez o discurso de abertura, seguido pelos vice-presidentes do Sindicato para o Senado, TCU e Câmara: Antonio Vandir, Reginaldo Coutinho e Paulo Cézar Alves, respectivamente. Também esteve presente Eduardo Rezende, presidente da Auditar.
Nesta terça-feira (20), o Sindilegis lançou com entusiasmo seu tão aguardado Encontro de Representantes Estaduais do Tribunal de Contas da União, promovendo um dia repleto de discursos inspiradores, discussões sobre o papel histórico do sindicato e a formulação de novas estratégias para o futuro. O evento, que ocorreu no restaurante NAU, em João Pessoa (PB), foi marcado por um importante ciclo de diálogo sobre as pautas relevantes para a categoria.
Entre os convidados, Lúcio Lopes, ex-secretário geral do Sindilegis e ex-diretor geral da Câmara dos Deputados, trouxe uma reflexão sobre a importância histórica do Sindicato, fundada logo após a promulgação da Constituição de 1988. Lopes ressaltou o papel dos pioneiros na construção do Sindilegis e expressou seu desejo de que os representantes atuais possam desfrutar de um ambiente de trabalho que reflete os sonhos de seus antecessores.
A manhã foi marcada por atualizações das pautas políticas e jurídicas dos servidores do TCU, como a ação Quintos, Benefício Especial para ex-militares, parcela compensatória e o PLP 68/2024, no contexto da reforma tributária. Entre as pautas prioritárias definidas pelo grupo estão a GAL/APL e o AEQ.
O período da tarde foi reservado para o encontro com a administração do TCU e a equipe do Ministro Vital do Rêgo, que assume a presidência do Tribunal no próximo ano. O debate com a Administração do TCU abordou questões como a manutenção da integridade do corpo técnico frente às inovações tecnológicas, a preocupação com os planos de saúde e a necessidade de um vínculo institucional no contexto do teletrabalho. Os representantes regionais expressaram suas preocupações e sugestões para melhorar a comunicação e a conexão entre os servidores e a administração. O Sindicato defende, ainda, a criação de uma mesa permanente de negociação com a administração da Casa.
O presidente do Sindilegis, Alison Souza, agradeceu a presença dos convidados. O próximo passo será o envio de uma carta à atual e à futura gestão do TCU com as pautas prioritárias tratadas no Encore. O evento continuará amanhã, a partir das 9h30.