Lionsgate apaga trailer de Megalopolis de Francis Ford Coppola após polêmica inesperada

“Megalopolis”, o próximo filme do diretor de “O Poderoso Chefão”, Francis Ford Coppola, vem gerando manchetes tanto pelo drama dos bastidores quanto pelo conteúdo real do filme em si. Houve relatos de comportamento errático de Coppola durante a produção, e vídeos obtidos por Variedade mostram o diretor tentando beijar jovens figurantes femininas durante uma cena de boate. Agora, a Lionsgate teve que retirar o último trailer de “Megalopolis” e oferecer um pedido de desculpas.

Talvez em resposta ao burburinho negativo em torno de “Megalópolis”, o trailer abriu com a narração do narrador de Laurence Fishburne dizendo: “O verdadeiro gênio é frequentemente mal compreendido”. Em seguida, ele volta no tempo para 1972 com uma crítica de “O Poderoso Chefão” por Andrew Sarris, do Village Voice, que o chama de “filme desleixado e autoindulgente”. Outra, atribuída a Pauline Kael, do New Yorker, diz que o filme é “diminuído por sua arte”. Uma crítica de “Apocalypse Now” por John Simon, do National Review, o chama de “um fracasso espetacular”, enquanto Rex Reed, do Daily News, o descarta como “um pedaço de lixo embaraçoso”. Uma citação atribuída a uma crítica de Roger Ebert de “Drácula de Bram Stoker” o chama de “um triunfo do estilo sobre a substância”.

Você entendeu a ideia — esses filmes foram ridicularizados em sua época, mas depois reconhecidos como geniais. Só há um problema: as citações são falsas. A de Ebert foi, na verdade, tirada de uma crítica de “Batman”, de Tim Burton, e o resto é fabricado. Depois de um artigo de Abutre ressaltando isso, a Lionsgate retirou o trailer e divulgou a seguinte declaração:

A Lionsgate está imediatamente recolhendo nosso trailer de ‘Megalopolis’. Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos e a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro indesculpável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos.

O estúdio não explicou como o erro ocorreu, mas há uma explicação provável.

As citações do trailer de Megalopolis podem ter sido um erro da IA

Depois de ler sobre as citações falsas e o imediato recall do trailer pela Lionsgate, um pensamento me veio à mente: “Aposto que eles usaram o ChatGPT”.

Lançado em novembro de 2022, o assistente virtual da OpenAI inaugurou uma onda massiva de hype e investimento em produtos de inteligência artificial. Ao ler as manchetes da época, você acreditaria firmemente que este era o alvorecer da verdadeira IA e que a Skynet estava logo ali na esquina. Mais tarde, no entanto, o ChatGPT começou a fazer manchetes por razões menos positivas — especificamente, sua tendência a “alucinar” (também conhecido como inventar coisas). Fundamentalmente, este chatbot e outros como ele são projetados para replicar de forma convincente os padrões humanos de escrita, não para dizer a verdade. Isso deixou vários advogados ficaram vermelhos e receberam multas quando usaram o ChatGPT para escrever memoriais jurídicos, que citavam casos fictícios que o programa havia inventado na hora.

Agora, se você fez quer coletar um monte de citações negativas sobre os filmes de Francis Ford Coppola, mas não quer ter o trabalho de procurar críticas antigas, você pode usar o ChatGPT para fazer isso.

No entanto, assim como as citações no trailer de “Megalopolis”, essas frases não estão em lugar nenhum nas análises reais. E aquele pequeno aviso de isenção de responsabilidade de que “ChatGPT pode cometer erros” na parte inferior da caixa de bate-papo é fácil de perder.

Se você quiser ler algumas citações reais de críticos de cinema que assistiram a “Megalópolis” no Festival de Cinema de Cannes, confira nossa compilação de críticas antecipadas.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima