O governo colombiano e representantes dos Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer uma cooperação bilateral para fortalecer e desenvolver a inteligência artificial (IA). A informação é da
Prensa Latina, parceira da rede de televisão TV BRICS.
A notícia foi divulgada após uma reunião realizada na Casa de Nariño, em Bogotá, entre membros de grupos empresariais e científicos do país árabe e representantes do governo colombiano, liderados pelo presidente colombiano Gustavo Petro e a ministra da Ciência da Colômbia, Yesenia Olaya.
Após a reunião, Olaya disse que de 10 a 15 colombianos viajarão para os Emirados em 2025 para desenvolver capacidade científica para formar um ecossistema de inteligência artificial, além de envolver a comunidade acadêmica, as telecomunicações e o setor privado.
“Ao construir uma infraestrutura de dados no país, a Colômbia se tornará um epicentro no desenvolvimento de aplicativos de IA para a bioeconomia e a transição energética”, disse.
Ela também observou que a colaboração entre a Colômbia e os Emirados Árabes Unidos representa uma revolução, pois mudará a ciência no país e aumentará a biodiversidade, abrindo novas fronteiras de mercado.
Segundo Olaya, a Colômbia deve alcançar governança e autonomia na produção e no processamento de dados necessários para a inteligência artificial.
Além disso, serão investidos até um bilhão de dólares na adaptação da infraestrutura tecnológica colombiana e na capacitação nessa área, para a qual está em andamento a coordenação com diversas entidades governamentais.
Fotografia:
iStock