Luana Araújo avalia governo Lula na Saúde: ‘Perdemos oportunidades’

Luana sobre Ministério da Saúde na pandemia: ‘Instituição acéfala’

A médica contou que aceitou o desafio de gerenciar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, mas se deparou com um cenário caótico de despreparo institucional. “O que encontrei ali foi uma instituição completamente desarranjada, acéfala, com um monte de gente que tinha saído porque tinha alguma ligação com o governo anterior. Não importava a competência que essa pessoa tivesse, o critério era político, não técnico. E foi muito difícil, porque quando comecei a montar minha equipe ninguém aceitava fazer parte disso. Chamava as pessoas e a reticência, compreensível, era muito grande”.

Luana afirmou que não foi fácil aceitar o convite, mas topou o desafio por entender que tinha capacidade de ajudar o país no combate à covid. Entretanto, a infectologista afirmou que, ao chegar no governo, se deparou com um cenário “surreal”, com servidores de carreira impossibilitados de executarem suas funções devido à pressão política interna do governo, que adotou postura negacionista quanto à gravidade da doença.

Nunca usei nenhuma droga, mas imagino que deva ser uma coisa parecida com aquilo que vivi naquele momento, porque foi uma coisa extremamente surreal. O Ministério da Saúde é uma estrutura gigantesca, um dos maiores orçamentos do governo federal. Você espera encontrar, em um momento de crise, um monte de gente técnica e capacitada fazendo seu trabalho, e eu encontrei um pouco disso, que eram servidores de longo prazo tentando fazer imensamente alguma coisa, mas sobrecarregados e sobrepujados por uma camada grotesca, estúpida, ignorante de política.

Médica avalia possibilidade de nova pandemia: ‘Não levará muito tempo’



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima