Nesta edição, as aulas começam no dia 3 de setembro. Elas acontecerão toda terça, quinta e sexta-feira, das 13h às 17h, no IBMR. Serão 200 horas de aulas práticas e teóricas. Os alunos aprendem novas técnicas e manipulação de ingredientes com aulas sobre massas, panificação, carnes, entre outros. Na formação, eles também adquirem conhecimento para a produção de pratos regionais mais complexos.
A prioridade da formação é a sustentabilidade, a partir do controle dos resíduos produzidos em aula e do desperdício zero de alimentos. A partir destes conteúdos e do desenvolvimento de competências e de habilidades importantes para o mundo do trabalho na gastronomia — como postura profissional, boas práticas de manipulação de alimentos e valorização de ingredientes locais —, os novos cozinheiros e cozinheiras saem aptos ao trabalho.
“Temos uma estrutura totalmente profissional neste laboratório do sabor e do conhecimento no IBMR. Sempre abrimos as portas deste espaço tão especial pois identificamos que esta formação é uma das inclusivas em gastronomia no país. Milhares de profissionais no Brasil já potencializaram suas carreiras e ampliaram perspectivas de atuação após concluírem este curso. Nesta edição no Rio, outros tantos vão usufruir disso também”, anima-se o diretor do IBMR, Vinícius Costa. A instituição é integrante do Ecossistema Ânima no Rio de Janeiro.