Lula falou menos à mídia que Bolsonaro em 1 ano e meio

O petista falou 50 vezes com exclusividade em 18 meses de governo; ex-presidente concedeu 109 entrevistas no mesmo período

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu 50 entrevistas exclusivas em 1 ano e meio de governo. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou 109 vezes com exclusividade a jornalistas no mesmo período –59 a mais em relação ao petista.

Levantamento do Poder360 mostra a preferência do atual presidente por veículos do Grupo Globo, foram 7 entrevistas no período. O petista buscou um equilíbrio em relação aos tipos de meios de comunicação para os quais falou com exclusividade no Brasil, mas priorizou as emissoras de rádio e TV: deu 14 entrevistas a cada meio. Falou ainda 13 vezes a sites de notícias.

Uma das prioridades de Lula no início de governo foram as viagens internacionais para, como ele sempre repete, “recolocar o Brasil no mundo”. O petista aproveitou para conceder entrevistas no exterior. Deu 9 das 50 entrevistas a veículos internacionais em 1 ano e meio de governo.

Já Bolsonaro tinha a Band e a Record como suas emissoras prediletas no período. Ao todo, o ex-presidente deu entrevistas exclusivas à época a 66 programas de TV, 7 canais no YouTube, 17 emissoras de rádio e 19 sites de notícias. Falou a 6 veículos internacionais no período.

Infográfico sobre o governo Lula e a mídia

O levantamento foi realizado com base nas agendas de compromissos divulgadas pelo Palácio do Planalto nos 2 governos e na divulgação das entrevistas pela mídia.

LULA E A MÍDIA EM 2024

Em 2024, o presidente Lula concedeu 28 entrevistas exclusivas desde o início do ano. Levantamento do Poder360 de 1º de janeiro a 31 de julho de 2024 mostra que os veículos do Grupo Globo foram os preferidos.

Ao todo, neste ano, foram 5 entrevistas aos veículos da família Marinho, considerando a rádio CBN, o jornal O Globo, a GloboNews, a TV Globo e suas afiliadas.

Infográfico sobre o governo Lula e a mídia

Quando se consideram todos os ministros e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a televisão é o meio pelo qual o governo do petista mais se comunicou com o público no período. Apesar de o 1º escalão ter dado preferência às emissoras de TV, em 2024, Lula foi ainda mais tradicional e falou mais a emissoras de rádio: 11 vezes, sendo 6 veículos locais.

PLANALTO E A MÍDIA

O presidente Lula, a primeira-dama Janja e os ministros de seu governo concederam, ao menos, 819 entrevistas no 1º semestre de 2024. O Grupo Globo foi o preferido pelo 1º escalão do governo e a Presidência, com 178 entrevistas.

O ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, é o que mais fala à imprensa: deu 66 entrevistas exclusivas. É seguido pelo ministro Renan Filho (Transportes), que falou 51 vezes exclusivamente, e pelos ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

O pico de aparições dos integrantes do governo Lula foi em maio, quando fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, causando inundações e enchentes. A situação de calamidade mobilizou os ministros a darem explicações sobre a ajuda que enviaram aos afetados. No mês, foram ao menos 177 entrevistas exclusivas.

O levantamento do Poder360 foi realizado com base nas agendas de compromissos divulgadas pelos ministros e na divulgação das entrevistas pela mídia de 1º de janeiro a 31 de julho de 2024.

Infográfico sobre o governo Lula e a mídia

Apesar de o Grupo Globo ter sido o preferido, a CNN Brasil foi o veículo que, isolado, recebeu mais os ministros de Lula. A emissora, de canal fechado, realizou 83 entrevistas com Lula e chefes do 1º escalão de janeiro a julho deste ano –o que dá, em média, mais de duas por semana.

Os dados indicam que o governo Lula têm preferência por falar a emissoras de TV. Só a esse meio de comunicação foram 248 entrevistas exclusivas.

GLOBONEWS LÍDER DE AUDIÊNCIA

Apesar de a CNN Brasil ser o destino principal de ministros quando querem dar uma entrevista, a GloboNews é o canal que tem mais audiência. Encabeça o ranking em todos os turnos, considerando GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil, Record News e Band News.

Os dados se referem ao número médio dos 6 primeiros meses de 2024. Leia o levantamento exclusivo do Poder360:

O pico de entrevistas em maio correspondeu ao pico de audiência da emissora da família Marinho. O dia de maior audiência foi no episódio de resgate de um cavalo no teto de uma casa, em 9 de maio, em Canoas (RS). Horas antes, a primeira-dama Janja disse que havia pedido ajuda ao Exército para retirar o animal do local.

Os dias de operação da PF também contribuíram para os picos de audiência de canais de TV pagos deste ano. A GloboNews, mais uma vez, teve os 3 melhores registros de audiência nas seguintes datas, por ordem de telespectadores:

  • mar.2024 – Polícia Federal prende acusados de mandar matar a vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 2018;
  • fev.2024 – ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de operação da PF; 
  • mai.2024 – cavalo Caramelo é resgatado do teto de uma casa em Canoas, durante as enchentes no Rio Grande do Sul.


Informações desta reportagem foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

CORREÇÃO

24.ago.2024 (15h27) – Versão anterior do infográfico “Lulistas no comando dão 819 entrevistas no 1º semestre de 2024” apresentava a foto do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) no lugar de Silvio Almeida (Direitos Humanos). Foi corrigido e atualizado.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima