Empresa do Recife, Recrut.AI foi selecionada para participar do programa de aceleração Scale-Up, da Endeavor
A startup Recrut.AI desenvolveu uma ferramenta de IA (inteligência artificial) que automatiza a seleção de candidatos. A partir de informações fornecidas no ato da candidatura, a IA analisa os currículos –usando os mesmos critérios– e cria um perfil comportamental e profissional dos inscritos.
A empresa é uma das 40 selecionadas do programa de aceleração equity free –quando a startup não precisa ceder parte do seu quadro societário– da Scale-Up, da Endeavor. Durante o processo, as startups recebem mentorias de empresários sobre acesso de capital, capacitação de lideranças e talentos, além de expansão e estratégias de crescimento.
“O programa liga as startups à rede de mentores da Endeavor. São pessoas que já tiveram startups. São presidentes de grandes empresas. A ideia é conectar essas pessoas para resolver os problemas das startups que estão crescendo”, disse o CEO da startup, Patrick Gouy, ao Poder360.
Recrutamento
A candidatura por meio da Recrut.IA se resume a 6 passos. O candidato precisa preencher informações de contato e currículo, além de 5 perguntas. O conteúdo das respostas não é disponibilizado aos recrutadores, que têm acesso somente à análise da IA sobre as respostas.
Com essas informações é possível dar 250 informações sobre o candidato, segundo Gouy. A partir desses dados, a ferramenta também sugere perguntas que o recrutador pode fazer no ato da entrevista.
“A gente faz essa análise para que o recrutador tome as melhores decisões. Na análise, a gente não diz o que é bom ou o que é ruim. Não existem traços da personalidade que são bons ou ruins. São traços da personalidade”, disse o CEO.
A startup tem cerca de 300 clientes. De acordo com Gouy, a maior demanda está no setor varejista, mas também presta o serviço a empresas de diferentes segmentos. A Recrut.AI é especializada em atender recrutadores que façam pelo menos 50 processos seletivos por mês.
Institucional
A Recrut.AI também automatizou o processo de feedback aos candidatos. Segundo o CEO, todos os candidatos recebem um retorno personalizado sobre o seu desempenho no processo seletivo.
“Para os que não foram selecionados, a IA escreve uma mensagem sob medida para cada pessoa que participou do processo, com base no histórico e na participação dela. A gente escolhe o melhor momento para mandar aquela mensagem. A gente nunca manda feedback negativo às sextas-feiras, por exemplo, porque a gente não quer estragar o final de semana do candidato”, afirma Gouy.
O CEO diz que todo o processo seletivo é realizado e divulgado por meio dos canais institucionais das empresas contratantes. “Nós entramos como a ferramenta que fica por trás das inscrições. A tecnologia que dá suporte ao processo seletivo. Quem fica à frente na captação é o nosso cliente”, afirmou.
Além do processo seletivo tradicional, a IA também é capaz de fazer uma varredura no LinkedIn para identificar perfis que se encaixam nos critérios estabelecidos pela empresa para a vaga. A partir disso, os recrutadores entram em contato com os profissionais por meio da rede social. A ferramenta consegue realizar esse filtro somente em perfis públicos.
“Em um processo em massa, a forma de humanizar o processo é automatizá-lo de forma inteligente”, diz Gouy.
A startup foi fundada em 2019 no Porto Digital, parque tecnológico que abriga mais de 400 empresas no Recife (PE). Para abrir a empresa, os fundadores investiram cerca de R$ 300 mil. Em 2021, a empresa abriu a sua 1ª rodada de captação, captando R$ 1,5 milhão.
Raio-X
- fundadores: Patrick Gouy, Karol Branco e Eduardo Muniz;
- fundação: 2019;
- funcionários: 25;
- sede: Recife (PE);
- regime tributário: lucro real;
- natureza jurídica: LTDA.