A IA e a Ação Evangelizadora: perspectivas de Dom Edson Oriolo

O Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) criou um grupo de trabalho dedicado a aprofundar estudos e reflexões sobre a inteligência artificial, considerando suas abordagens científica, técnica e pastoral. O primeiro encontro presencial deste grupo ocorreu na Cidade do México, em 24 de agosto.

Dom Edson Oriolo integra este grupo de trabalho e nesta entrevista exclusiva ele compartilha algumas das reflexões iniciais sobre as diversas implicações da inteligência artificial para a sociedade, os seres humanos e a Igreja.

Confira!

1) Dom Edson Oriolo, os bispos da América Latina e do Caribe estão preocupados com os avanços da inteligência artificial, devido à multiplicidade de implicações na sociedade, buscando uma visão séria e objetiva que permitam ter uma opinião bem fundamentada sobre essa realidade. Qual a papel dessa equipe que o senhor está participando?

O principal objetivo da formação do grupo de estudiosos do IA CELAM, composto por especialistas de diversos países da América Latina e do Caribe, foi apresentado na primeira reunião online. Nessa ocasião, reforçou-se a importância de oferecer ao Povo de Deus análises independentes, abrangentes e imparciais sobre os impactos social, econômico, cultural, político, ético e teológico das transformações globais, com um olhar particular para a América Latina e o Caribe. O objetivo é contribuir para a tomada de decisões pastorais mais concisa sobre a inteligência artificial.

O grupo busca promover um diálogo profundo sobre as rápidas transformações da realidade contemporânea e seus impactos na vida das pessoas. A inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa que molda o comportamento humano. Diante disso, somos chamados a utilizar a IA de forma responsável e ética, buscando sempre o bem comum. A IA, embora seja uma ferramenta, não é neutra e exige de nós uma postura proativa e crítica. Assim sendo, necessitamos de paradigmas para saber usufruir dessa ferramenta e garantir que ela seja utilizada de forma responsável, valorizando os princípios éticos e cristãos.

Além de Dom Edson Oriolo, participam do grupo de trabalho: David Alvarez Newman (Argentina); José David Amorocho, da Universidad de La Sabana Bogotá, na Colômbia; P. Heriberto Cabrera, Conferencia Episcopal de Chile e Pontificia Universidad Católica Chile; Francisco Campos Pinochet, do Centro de Gestión del Conocimiento (CELAM); Maria Elizabeth de los Rios Uriarte, da Universidad Anáhuac México; Rodrigo Fábrega Lacoa, MIT Cambridge, MA, nos Estados Unidos; P. José Maria Guibert Ucín, S.J, da Universidad de Deusto Bilbao, a España.

Além de Dom Edson Oriolo, participam do grupo de trabalho: David Alvarez Newman (Argentina); José David Amorocho, da Universidad de La Sabana Bogotá, na Colômbia; P. Heriberto Cabrera, Conferencia Episcopal de Chile e Pontificia Universidad Católica Chile; Francisco Campos Pinochet, do Centro de Gestión del Conocimiento (CELAM); Maria Elizabeth de los Rios Uriarte, da Universidad Anáhuac México; Rodrigo Fábrega Lacoa, MIT Cambridge, MA, nos Estados Unidos; P. José Maria Guibert Ucín, S.J, da Universidad de Deusto Bilbao, a España.

2) Dom Oriolo, na opinião do senhor, como a Igreja da América Latina e do Caribe concilia a rápida evolução da Inteligência Artificial com os princípios éticos e valores cristãos?

A rápida evolução da inteligência artificial tem suscitado discussões profundas sobre o impacto em diversos aspectos da sociedade, incluindo a religião. Os cristãos são chamados a usar a inteligência artificial de forma responsável e ética, buscando o bem comum.

É importante buscar um equilíbrio entre os benefícios e os avanços da inteligência artificial e as questões éticas envolvidas. O termo ‘artificial” revela os limites dessa inteligência, não que seja um mal, mas por depender de mecanismos construídos pelo ser humano e controlados por alguns, segundo interesses econômicos. O aspecto de desenvolvimento humano, não está em primeiro lugar. A dependência excessiva da inteligência artificial pode levar à redução da criatividade, inventividade, capacidade crítica, e até mesmo da inteligência em si, devido ao desuso de estruturas cerebrais fundamentais à condição humana como hipocampo, córtex e sistema límbico.

A inteligência humana deve atuar e ser parceira da inteligência artificial na definição de regras morais e éticas, oferecendo suporte regulatório e sistemas que permitam à sociedade usufruir dessas tecnologias de forma a promover o crescimento e a dignidade humana. Ela não faz juízo de valores nem estabelece hierarquia do mais e do menos importantes, a não ser que isso já conste nos dados por ela utilizados. Em última análise, a colaboração entre a inteligência humana e a inteligência artificial deve ser mútua, beneficiando a evolução de ambas.

3) Dom Oriolo, o senhor tem ajudado ação evangelizadora da Igreja no Brasil com seus artigos, ensaios e até uma obra ˜Evangelização Online”. A inteligência artificial faz parte do cotidiano das pessoas?. Por quem ela é gerenciada?

Quando se fala em IA, podemos pensar que essa tecnologia surgiu do nada. Ela é fruto da criatividade do homem, que pode usá-la para o bem ou para o mal. Basta recordar a tradição já vista da criação do homem e da mulher, à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26-27). Essa passagem é fundamental para a compreensão do valor e da dignidade intrínsecos as ser humano, na teologia judaico-cristã. Podemos afirmar que o maior responsável pela IA é o agente racional inteligente, o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, capaz de fazer as coisas certas, no momento e lugar certos. Ele tem a vocação e a missão de se desenvolver como humano, como ser inteligente. Para que a IA possa realizar uma tarefa inteligente, seja ela simples ou complexa, depende das habilidades próximas do cérebro humano. Assim, percebemos como a tecnologia continuará beneficiando a sociedade de maneira positiva.

4) Dom Edson Oriolo, assim podemos perceber e olhar a inteligência artificial sendo algo benéfico para as pessoas?

A IA é uma colaboração benéfica, sim! Nada de fobia em relação ao seu uso! Ela é muito parecida com a inteligência humana. Moldando a inteligência humana, está impactando nossa língua e afetando nossas vidas. É uma ferramenta poderosa para usarmos de maneira produtiva. Os aplicativos proporcionam vida melhor. Mas é bom lembrar que a IA só interage quando provocada, sob o comando do ser humano. Recentemente, a IA já pode ajudar a resolver problemas complexos da vida humana e fazer história no mundo. Em muitas áreas, a IA tem se mostrado muito benéfica. As máquinas estão ajudando as pessoas a viverem melhor e melhorando a produção em todos os setores. O que talvez pode acontecer é que os humanos gerenciam mal essa tecnologia e que a IA comece a mandar e desmandar em nós. A IA garante soluções seguras, confiáveis e imparciais, mas sempre centradas no ser humano.

5) Dom Oriolo, para finalizar! O senhor tem muitas literaturas sobre gestão eclesial, administração dos bens da Igreja. Podemos falar de inteligência artificial na transparência da economia nas dioceses, paróquias e comunidades eclesiais missionarias?

A diocese de Leopoldina, por meio de sua equipe de contabilidade, tem buscado promover a transparência na gestão financeira das paróquias. As visitas realizadas às paróquias para verificar a contabilidade, os lançamentos, os investimentos e outros dados financeiros são um passo importante nesse sentido.

No entanto, a realização manual desses processos limita a eficiência, a eficácia, a excelência e a precisão da gestão financeira. A inteligência artificial surge como uma solução inovadora para superar esses desafios, automatizando a geração de relatórios, realizando previsões financeiras e otimizando os recursos.

Com a IA, os facilitadores (bispos, padres, ecônomos) terão à disposição um painel completo e atualizado da situação financeira de cada paróquia, permitindo uma tomada de decisão mais estratégica e transparente. A inteligência artificial revolucionará a gestão financeira das comunidades eclesiais, paroquiais e dioceses, proporcionando maior transparência e eficácia. Com a IA, os fiéis poderão acompanhar em tempo real as suas contribuições e os destinos delas, garantindo que sejam utilizadas de forma responsável e alinhada com os princípios da Igreja. Através de sistemas de controle automatizados, a IA também ajudará a prevenir desvios e a otimizar a utilização dos recursos, permitindo que os recursos sejam focos para evangelização, as celebrações e ajuda aos mais necessitados.



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