Waack: STF ordena ao governo que acabe com as queimadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o governo juntar o que tiver de polícia e soldados e ir combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Ele recomendou ao presidente da República que abra um crédito extraordinário para financiar as operações de combate aos incêndios, pois tais incêndios violam uma decisão do STF. O Supremo tem sido, sim, muito contrariado pela realidade.

Neste ano, as queimadas no país são as mais severas desde 2010, quando já haviam se aproximado dos piores números históricos, registrados em 2005.

O que esta linha do tempo indica para nós? Que o Estado brasileiro na sua era moderna demonstrou ser incapaz de combater um problema que é, sobretudo, de falta de lei, e não apenas de falta de recursos.

O Brasil é um vilão internacional em matéria de queimadas e meio ambiente pela incapacidade de tomar conta do que é seu. Não importa se o governo é de esquerda ou de direita.

Inclusive, o governo do qual Flávio Dino fez parte recentemente, como ministro da Justiça, está na mesma lista de administrações que não conseguiram resolver o problema das queimadas.

O STF agora está exigindo ações concretas. Até o dia 10 de setembro, Dino espera receber um relatório detalhado sobre todas as medidas tomadas em resposta às suas ordens para combater os incêndios e queimadas. Além disso, o STF ordenou que os poderes cumpram um pacto de transformação ecológica.

Se os incêndios continuarem na Amazônia e no Pantanal, o que o Supremo fará a seguir?

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima