Descubra como se inscrever nos cursos online gratuitos da FGV!

A carga-horária varia de acordo com cada curso, com oportunidades de curta e média duração

Procurando cursos gratuitos de qualidade? A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece gratuitamente 215 cursos online. Qualquer pessoa pode se inscrever.

Todos os cursos são autoinstrucionais, o que significa que não há presença de tutor ou professor online. A FGV não disponibiliza certificado, mas oferece material didático.

Cursos gratuitos da FGV

Créditos: reprodução/FGV

Cursos gratuitos da FGV

A carga-horária varia de acordo com cada curso, com oportunidades de curta e média duração. O número de horas-aula varia entre uma e 30 horas.

Para se inscrever, basta acessar o site da FGV, realizar o cadastro e selecionar o curso desejado. Não há limite de participação, os interessados podem realizar quantos cursos desejarem.

Os cursos gratuitos oferecidos pela FGV

  1. Acesso à Informação
  2. Aspectos Comerciais do Setor Elétrico Brasileiro: do Modelo Setorial à Definição de Tarifas
  3. Avaliação da Localização das Fontes Renováveis de Energia no Sistema de Transmissão de
  4. Energia Elétrica
  5. Cooperativismo
  6. Cyberbullying
  7. Dados para o Bem
  8. Democracia Digital
  9. Empreendedorismo para o Mercado Financeiro
  10. Exploração e Abusos na Internet
  11. Ferramentas de Mensuração dos Impactos Socioeconômicos de Políticas Públicas e Incentivos às
  12. Fontes Renováveis de Energia
  13. Imagem e Direitos na Web
  14. Inclusão Social na Internet
  15. Intimidade na Internet
  16. Introdução à Fonte de Energia Heliotérmica
  17. Introdução ao Uso da Ferramenta SAM
  18. Liberdade de Expressão
  19. Ofensas e Ódio na Internet
  20. Política Externa do Japão: Aspectos Institucionais e Evolução Histórica
  21. Política Externa do Japão: Inserção Internacional e Relações Bilaterais
  22. Política Industrial: Argumentos, Instrumentos e Incentivos à Indústria Heliotérmica no Brasil
  23. Proteção de Dados
  24. Publicidade e Consumo On-line
  25. Saúde Física e Mental na Internet
  26. Segurança Digital
  27. Solarimetria e Estudo de Localização Ótima de Usinas Solares Termoelétricas
  28. Superexposição na Internet
  29. Termos de Uso e Políticas de Privacidade
  30. A Atenção Primária em Saúde (APS) na Resposta à Pandemia de COVID-19
  31. Além do Cânone
  32. Álgebra Linear e Ciência de Dados
  33. Análise de Derivadas para Estudo do Comportamento de Funções de uma Variável
  34. Autoconhecimento: a Base para Inteligência Emocional e Resiliência
  35. Avaliação de Impacto
  36. Campanhas Políticas em Ambientes Digitais
  37. Clássicos da Sociologia
  38. Como fazer investimentos 1
  39. Como fazer investimentos 2
  40. Como Gastar Conscientemente
  41. Como organizar o orçamento familiar
  42. Como planejar a aposentadoria
  43. Como variáveis macroeconômicas interagem entre si? Estudando alguns modelos
  44. Conceito de Tempo
  45. Conceitos de Cotidiano Escolar e Gestão: Senso Comum e Conhecimento
  46. Cultura: Uma Análise Introdutória
  47. Desenvolvendo Apresentações Sensacionais
  48. Design Thinking Aplicado à Área da Saúde
  49. Direito das Políticas Públicas
  50. Direito de Família
  51. Direito Eleitoral
  52. Direito Penal e Econômico
  53. Direito Tributário
  54. Direitos Autorais na Produção de Material Didático
  55. Direitos e Deveres do Cidadão em Tempos de COVID-19
  56. Diversidade no Contexto Escolar: Uma Introdução Conceitual
  57. Elaboração de Pitch
  58. Empreendedorismo no Esporte
  59. Experiência do Paciente: A Importância na Saúde Pública e Privada em Tempos de
  60. Transformação
  61. Finanças Públicas
  62. Fundamentos da Política Nuclear Global
  63. Fundamentos para Construção do Projeto Político-Pedagógico Escolar
  64. Fundamentos pedagógicos da BNCC
  65. Gêneros da Linguagem
  66. Gestão de Pessoas: Impactos da Pandemia para os Profissionais de Saúde
  67. Gestão de Pessoas: Liderança em Tempos de Incerteza
  68. Gestão de Suprimentos em Tempos de Pandemia
  69. Governança do Sistema de Saúde em Tempos de Pandemia
  70. História Oral
  71. Humanidades Digitais
  72. Inovação em Saúde: Propósitos e Desafios nas Organizações
  73. Instituições Pró-Ética: Órgãos de Controle
  74. Interpretações do Brasil
  75. Introdução à Análise de Imagens Históricas
  76. Introdução à Análise dos Indicadores Saeb e Prova Brasil
  77. Introdução à Avaliação de Empresas
  78. Introdução à Ciência de Dados
  79. Introdução à Cultura e Identidade do Surdo
  80. Introdução à Ética e à Inovação Responsável com Dados
  81. Introdução à experiência do usuário (UX)
  82. Introdução à Internacionalização de Empresas
  83. Introdução à Matemática Financeira: Regimes de Capitalização
  84. Introdução à Metodologia da Pesquisa
  85. Introdução à Organização de Dados para Análise Multivariada
  86. Introdução a Redes Complexas: Medidas de Centralidade
  87. Introdução ao Git e GitHub
  88. Introdução aos Conceitos de Gênero
  89. Introdução às Técnicas de Análise Fatorial e Conjunta de Dados
  90. LaTeX
  91. Liderança e Gestão Participativa na Escola
  92. Liderança em Cenários Turbulentos: Revigorando as Equipes de Saúde no Enfrentamento da
  93. COVID-19
  94. Linguagem R: Introdução à Programação e Automação
  95. Marketing Contemporâneo na Saúde: Como Estar Preparado para Essa Transformação?
  96. Matemática: Conceitos Gerais sobre Funções
  97. Mecanismos de Pesquisas em Ambientes Digitais
  98. Memória e Patrimônio: Conceitos e Reflexões
  99. Metodologias Ativas
  100. Modelos de Negócio em Comunicação Digital
  101. Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
  102. O Impacto da Constituição de 1988 na Política Educacional
  103. O Impacto Transformador do Esporte Paralímpico para a Inclusão Social
  104. O mercado de trabalho no esporte
  105. O Papel do Hospital no Sistema de Saúde, no Brasil Pós-pandemia
  106. O Sistema de Saúde em Tempos de Pandemia
  107. Objetivos de aprendizagem referenciados pela BNCC de Matemática: estratégias de composição e avaliação de percursos formativos on-line
  108. Opções Reais e Geração de Valor na Tomada de Decisão
  109. Partidos Políticos
  110. Performance na Tela
  111. Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar
  112. Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal
  113. Premissas Básicas para Produção de Material Educativo
  114. Presidencialismo de Coalizão
  115. Produção de Conteúdo Digital
  116. Produção de Gráficos Utilizando a Biblioteca ggplot2
  117. Projeto Ensino Participativo – Teoria e Prática
  118. Quiz: Jogo das Regras Ortográficas – Reconhecendo Texto e Contexto
  119. Racionalização: Conceitos Elementares
  120. Recursos Digitais e o Ensino das Ciências da Natureza à Luz da Base Nacional Comum Curricular
  121. Recursos Digitais e o Ensino de Linguagens à Luz da Base Nacional Comum Curricular
  122. Relações Étnicos-Raciais no Brasil: Período Colonial
  123. Relações Internacionais: Transição Hegemônica
  124. Saúde e Economia: Impacto da COVID-19 e Perspectivas para o Brasil
  125. Saúde Populacional e Determinantes Sociais: Desafios Emergentes Pós-pandemia
  126. Sociologias Fora do Eixo
  127. Teoria Crítica, Feminismo e Antirracismo
  128. Tópicos em Machine Learning
  129. Trabalho e Desigualdade: Uma Proposta à Luz da BNCC
  130. Transformação Digital da Comunicação
  131. Turnaround de Entidades Esportivas
  132. Um Panorama sobre Economia da Saúde: Desenvolvimento de Sistemas de Saúde e Perspectivas para o Futuro
  133. A Corte Portuguesa no Rio de Janeiro: Aspectos Decisivos do Pré-Independência
  134. A Escravidão na Formação do Estado Brasileiro (1823-1870)
  135. A Importância Estratégica da Marca: Conceitos Básicos
  136. Administração de Vendas: Conceitos Iniciais
  137. Alinhamento entre Vendas e Marketing
  138. Análise de Risco nos Processos de Licenciamento Ambiental
  139. Análise Microeconômica: Impactos no Funcionamento do Mercado e na Sociedade
  140. Aspectos Básicos do Ecossistema de Fintechs e Pagamentos Digitais
  141. Aspectos Conceituais Associados ao Processo de Negociação
  142. Aspectos Gerais das Licitações e Contratações
  143. Aspectos Introdutórios de Business Intelligence
  144. Aspectos Introdutórios do Sistema Tributário Nacional
  145. Cibercultura e Transformação Digital: Impactos para a Educação Corporativa
  146. Cibersegurança: Anatomia Clássica de um Ciberataque
  147. Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios
  148. Conceitos e Características dos Projetos
  149. Conceitos e Fundamentos do Empreendedorismo
  150. Conceitos Iniciais de Logística e Cadeia de Suprimentos
  151. Criação de Novos Produtos
  152. Cultura Organizacional: Uma Introdução
  153. Dados e Informação: Entendendo e Formulando Perguntas
  154. Direito Aplicado ao Agronegócio: Conceitos Iniciais
  155. Direito e Esporte
  156. E-commerce: Noções de Tecnologia, Segurança e Operacionalização
  157. Economia Circular: Princípios e Conceitos
  158. Empregabilidade, Trabalhabilidade e Carreira
  159. ESG: Conceitos Básicos
  160. Formação de Preços Agropecuários: Fundamentos Microeconômicos
  161. Fundamentos das Relações Internacionais
  162. Fundamentos de Marketing
  163. Fundamentos do Marketing de Serviços
  164. Fundamentos do Neurobusiness
  165. Fundamentos para Elaboração de Balanced Scorecard
  166. Fundamentos para Elaboração de Planejamento de Vendas
  167. Gestão em Tempos de Mudança
  168. Gestão Enxuta e Lean: Desafios da Implantação
  169. Ideação de uma Startup: Principais Aspectos Legais
  170. Identificação de Riscos Cibernéticos
  171. Influência dos Fatores Mercadológicos na Decisão de Preços
  172. Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais
  173. Introdução à Comunicação na Era Digital
  174. Introdução a Finanças e Métodos de Avaliação de Projetos
  175. Introdução à Gestão da Produção e de Operações sob a Ótica de Supply Chain
  176. Introdução à Gestão Financeira Internacional
  177. Introdução à Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos
  178. Introdução à Governança Corporativa no Brasil
  179. Introdução à Inteligência Artificial: Conceitos Básicos
  180. Introdução à Logística Internacional
  181. Introdução à Sociedade Limitada
  182. Introdução à Sociedade por Ações
  183. Introdução ao Direito Imobiliário
  184. Introdução ao Orçamento Empresarial
  185. Introdução ao Scrum
  186. Introdução aos Canais de Distribuição
  187. Introdução aos Modelos Organizacionais
  188. Introdução aos Sistemas de Segmentação e Recomendação
  189. Introdução às relações de consumo e aos direitos básicos
  190. Introdução da Gestão da Informação e do Conhecimento para Tomada de Decisão
  191. Kanban e Ferramentas Ágeis de Gestão de Projetos
  192. Liderança na Era das Competências
  193. Mercados B2B e B2C: Características e Diferenças
  194. Métodos de Análise de Viabilidade de Projetos
  195. Negociação e Formação do Contrato
  196. Negócios Baseados em Plataformas Digitais
  197. Noções Gerais de Auditoria
  198. Noções Introdutórias do Novo Código de Processo Civil
  199. Origem e Evolução Histórica do Compliance
  200. Pesquisa de Mercado
  201. Pilares do ESG: Entendendo Métricas de Avaliação nas Organizações
  202. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos
  203. Pressupostos da Responsabilidade Civil
  204. Princípios de Marketing Analytics para Gerar Insights
  205. Princípios do Direito Ambiental
  206. Produtos, Serviços e Experiências
  207. Redes Sociais: Conceitos e Organização
  208. Referenciais Estratégicos das Organizações
  209. Regulação da Inteligência Artificial
  210. Regulação da Transformação Digital
  211. Relação entre Coaching e Mentoring
  212. Robôs de Busca na Melhoria de Resultados em Campanhas Digitais
  213. Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
  214. Seleção e Relacionamento com Fornecedores
  215. Storytelling e Técnicas de Apresentação: Conceitos Gerais de Comunicação

Os cursos são oferecidos em parceria com a Open Education Global, as oportunidades estão divididas em 10 áreas.



Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima