A funcionalidade de carregamento e análise do Gemini está finalmente a receber suporte para mais tipos de ficheiros, permitindo aos utilizadores carregar documentos e folhas de cálculo para obter respostas, gerar resumos e criar gráficos. A funcionalidade estava anteriormente limitada a imagens, mas agora suporta vários tipos de ficheiros de documentos e folhas de cálculo na versão beta mais recente da app Google.
App Google já analisa documentos e folhas de cálculo
Embora a revelação recente da Google tenha incluído apenas utilizadores do Workspace, o site AndroidAuthority confirmou que esta novidade está ativa na versão 15.34.32.29.arm64 beta da app Google para alguns utilizadores do Gemini Advanced. Entretanto saiba que pode carregar ficheiros a partir do armazenamento do seu telefone ou diretamente do Google Drive. Depois mediante algumas perguntas que fizer o Gemini analisa o ficheiro carregado para dar uma resposta adequada.
A funcionalidade suporta 10 carregamentos de ficheiros de até 100 MB de cada vez. No entanto, não permite o carregamento de imagens e ficheiros no mesmo prompt. Uma página de suporte que destaca a funcionalidade lista os seguintes tipos de ficheiros suportados:
- Ficheiros de texto simples: TXT
- Ficheiros de documentos: DOC, DOCX, PDF, RTF, DOT, DOTX, HWP, HWPX
- Documentos criados no Google Docs
- Ficheiros de dados tabulares: CSV, TSV
- Ficheiros de folhas de cálculo: XLS, XLSX
- Folhas de cálculo criadas no Google Sheets
Entretanto a página de suporte acrescenta ainda que o Gemini será capaz de responder a perguntas, gerar resumos e fornecer informações sobre os documentos carregados. No caso das folhas de cálculo, o chatbot também ajudará a criar um gráfico personalizável. Os subscritores do Gemini Advanced poderão utilizá-lo nas aplicações Gemini para dispositivos móveis, através do separador Gemini na Google app e na experiência Gemini na Web.
De momento, é necessário abrir a experiência Gemini completa no telemóvel para utilizar o novo atalho de carregamento. No entanto, podemos confirmar que a Google irá adicionar o atalho à sobreposição numa futura atualização.