Gmail vai apanhar os e-mails que “ganharam pernas” e fugiram

Deixa adivinhar: já deste por ti, várias vezes, no Gmail à procura de um e-mail que enviaste e não fazes a menor ideia de onde ele anda. É bastante possível que já tenhas experienciado isto. A parte boa é que, aparentemente, esses dias acabaram.

Assim é, já que, para os utilizadores de Android, há um novo recurso que acabou de chegar ao pacote One AI Premium da Google. De acordo com a Mashable, esta ferramenta deixa que o assistente de Inteligência Artificial (IA) da Google resolva o problema.

No fundo, a IA do Gemini poupa-te o trabalho de pesquisar exaustivamente, em alguns casos. Apenas precisarás de clicar na estrela preta do Gemini, no canto superior direito ou onde diz “resumir este e-mail”.

Podes fazer perguntas ao Gemini

IA Gmail
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Imagina que, no trabalho, te pedem novamente um documento que chegaste a enviar sobre qualquer tema. Façamos de conta que te pedem o valor exato dos gastos que a empresa teve com X, por esta altura, no ano passado.

Podes perfeitamente dizer ao Gemini: “Enviei um e-mail, em agosto de 2023, a falar sobre os gastos em X. Quanto foi, ao todo?”. Previsivelmente, a IA terá a capacidade de te dar a resposta no momento e poupar-te de todo o incómodo que é, primeiro, procurar e, segundo, encontrar.

Para quando em iOS?

Como referido anteriormente, só os users de Android é que já podem beneficiar desta ferramenta. No entanto, também não há motivos de preocupação para quem tem iPhone, já que a funcionalidade para iOS está “para breve”.

São palavras da própria Google que indicam que já não falta muito. Segundo a mesma fonte de informação, não seria de estranhar que este chegasse nas próximas semanas.

Eis mais uma prova da forte aposta da Google em IA, no Gmail. Recentemente, também foi lançada uma ferramenta que permite escrever e-mails, resumir e polir rascunhos. Tudo isto através do Gemini.

Contudo, importa reforçar que só tem direito a estes recursos quem tem Google One IA Premium ou quem paga Gemini pelo Google Workspace.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima