O coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI), Hugo Valadares, esteve presente na palestra “Inteligência Artificial: Benefícios, Impactos e Riscos”, realizada pela servidora pública e empresária Jovine Fernandes.
A reunião contou com a presença de Daniel Almeida Filho, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sheila Pires, diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação (DEPAI), entre outros representantes do órgão.
De acordo com Hugo Valadares, foram discutidas possibilidades de aplicação de modelos de Inteligência Artificial no âmbito do serviço público, sobretudo para manejo de documentos e criação de chatbots, destacando como o setor público pode se beneficiar dessas novas tecnologias.
A palestra foi organizada pela SETEC, secretaria do MCTI que tem por finalidade propor, coordenar, acompanhar e supervisionar as políticas nacionais de desenvolvimento tecnológico e inovação, em articulação com as demais unidades do Ministérios e consolidar ambientes promotores da inovação e ações destinadas aos empreendimentos de base tecnológica.
Entre outros objetivos, a SETEC também tem por competência acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com os órgãos e com as entidades dos Governos federal, estaduais, distrital e municipais, com as instituições de pesquisa acadêmica e com as empresas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.