Por Amanda Oliveira (SEDUC)
30/08/2024 22h57
O Governo do Pará segue com seu trabalho de entregar creches por todo o estado, por meio do programa “Creches Por Todo o Pará”. Nesta sexta-feira, 30, em agenda no município de Marabá, sudeste paraense, a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, esteve no espaço que vai receber uma unidade da creche. A visita foi para certificar o desenvolvimento das obras que beneficiará a população.
“Hoje foi um dia de visitação à creche do programa Creche por Todo Pará, que vai atender as crianças de 0 a 5 anos, portanto um importante investimento também na família. Estivemos na policlínica, cuja obra já está praticamente concluída. Serão mais de 35 especialidades médicas, além do Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista), que é um atendimento especializado para as famílias que precisam desse atendimento, para aqueles que têm filhos com autismo e além do próprio atendimento, você qualifica a mão de obra para que possa, para toda a região, você atender nesse segmento que é tão importante e é a descentralização dos serviços. Além disso, estamos agora na Usina da Paz, temos o materno infantil, que já dá com 30% das obras também avançadas. Temos a ponte que está sendo construída na parceria do governo do estado com o município. Portanto, são diversas obras, em diversas áreas, para melhorar a qualidade de vida da população de Marabá e de toda a região”, enfatizou a vice-governadora Hana Ghassan.
A obra da creche está com mais de 70% dos serviços avançados e conta com uma estrutura adequada para o ensino infantil, que disponibilizará uma área interna com 9 salas de aula, sala multiuso, 5 banheiros, secretaria, coordenação, sala dos professores, copa, despensa, área de serviço, lactário, berçário, trocador e DML; Além de uma área externa com quadra, parquinho em areia, jardim, banho externo e horta, que atenderá 200 crianças de 0 a 5 anos.
“Acho que vai ser uma boa para mim e para várias mães que precisam trabalhar e deixar seus filhos. Então deixando em uma creche, principalmente pública, vai ajudar muito e vai aliviar muito no bolso de muitas pessoas de baixa renda. A educação é tudo, não só para Marabá, mas toda região e que continue evoluindo cada vez mais”, comenta Elisangela Alves, motorista particular, que contará com o apoio do serviço da creche para garantir a renda da família, com a segurança que seus filhos serão bem assistidos na unidade.
Para a professora Edilene Teixeira, com a creche construída, as mães que serão atendidas não passarão pela dificuldade que um dia ela passou. “Estou muito feliz, porque ser mãe já é uma tarefa meio complicada e quando a mãe precisa deixar a criança para trabalhar, ela esbarra em um dilema, que é: ganhar pouco e ter que pagar esse pouco para uma pessoa olhar meu filho. Então, quando a creche chegou, eu me alegrei, porque eu já precisei de uma creche e em Marabá não tinha. Então vai ser um benefício grandioso para todas as mães e tenho certeza que vai melhorar a vida delas, porque elas vão poder trabalhar e sustentar dignamente seus filhos e isso vai ser maravilhoso”, disse ela.