Governo do Amapá e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgam mapeamento que define a porção marítima de todo território brasileiro

A demarcação legal do território nacional abranje a área marítima sob jurisdição brasileira, com a utilização da Amazônia Azul.

O Amapá conta com 11.849 km de seu território dentro do Sistema Costeiro-Marinho, o que equivale a 8,32%O Governo do Amapá, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), lançou o material completo da pesquisa que apresenta o novo limite leste do Sistema Costeiro-Marinho do país, em consonância com a Amazônia Azul. Com essa adequação, o território brasileiro delimita e passa a ter sua porção marítima oficialmente definida. 

O objetivo da ação é alinhar os limites legais do território nacional junto a outros órgãos governamentais e de pesquisa. A região conhecida como Amazônia Azul compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, além de solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica, que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira. O evento reuniu pesquisadores de diversas intituições do Estado e da União

O Amapá foi o primeiro estado a receber a equipe técnica que formulou as pesquisas, assim como a divulgar os novos dados da “Amazônia Azul”. A apresentação das informações aconteceu nesta semana, no auditório do Palácio do Setentrião e contou com a participação de representantes da Marinha Brasileira e do Ministério do Meio Ambiente. O diretor-presidente do Iepa, André Abdon, destacou os detalhes que mostram as pontecialidades do Amapá

“A partir de agora, estamos alinhados com outras instituições governamentais e de pesquisa no que se refere à área jurisdicional brasileira. É um ganho relevante para o Brasil, que insere o Amapá nas questões políticas e econômicas, bem como de proteção e conservação”, destacou o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), André Abdon.

Amapá

O Amapá faz parte de dois grandes domínios geográficos: o amazônico e o oceânico, o que lhe atribui características muito particulares quanto à formação e à estruturação de seus ambientes naturais. O estado, conta com 11.849 km de território dentro do Sistema Costeiro-Marinho, o que equivale a 8,32%, é reconhecido pela imensa biodiversidade, riqueza mineral, recursos hídricos e vasta extensão de áreas protegidas.

O coordenador de Meio Ambiente do IBGE, Therence de Sarti, falou sobre as novas dinâmicas publicadas no material

“É importante que os brasileiros entendam a Amazônia Azul como parte do país. Esperamos contribuir com a gestão sustentável da biodiversidade costeira e marinha, desde a sua popularização na educação básica, até o apoio ao estabelecimento de políticas públicas”, destacou o coordenador de Meio Ambiente do IBGE, Therence de Sarti.

Brasil 

O Brasil, que abriga a maior biodiversidade do planeta, tem 2. 859 Unidades de Conservação Ambiental, que cobrem cerca de 19% do território continental do país e 26,5% das áreas marinhas (dados de 2023). Esta abundante variedade de vida se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima