OpenAI tem cada vez mais concorrentes com modelos de IA mais acessíveis e eficientes

Apple e Nvidia anunciaram recentemente planos de se juntar à Microsoft como investidores na OpenAI, desenvolvedora do chatbot generativo de IA ChatGPT. O Wall Street Journal (WSJ), que divulgou a notícia, alertou sobre os riscos do investimento, já que a OpenAI enfrenta uma concorrência mais acirrada do que nunca no mercado de IA.

Fonte da imagem: Franz26/Pixabay

Segundo o WSJ, a ameaça vem de outras startups que oferecem serviços a preços mais baixos, bem como de seus próprios modelos de IA que são mais eficazes na resolução de problemas mais restritos.

Em particular, a Meta✴ Platforms vê uma promessa na próxima geração de startups de IA. Seu CEO, Mark Zuckerberg, posiciona sua empresa como uma defensora das pessoas comuns, oferecendo gratuitamente o modelo de IA de ponta da Llama para uso de desenvolvedores terceirizados. O Google também lançou um modelo de IA de código aberto.

Em contraste, a OpenAI cobra dos utilizadores finais e das empresas o acesso aos seus modelos de IA mais poderosos. Muitos especialistas acreditam que os utilizadores acabarão por confiar em diferentes modelos de IA – alguns de fornecedores de software de código fechado, como a OpenAI, outros em modelos de código aberto de concorrentes defendidos por Zuckerberg.

Enquanto isso, a IA de código aberto já está alcançando o desempenho dos primeiros adotantes no mercado de IA, especialmente em aplicações comerciais cotidianas que exigem desempenho consistente e custos baixos.

Meta✴ anunciou esta semana que versões de seu modelo de IA Llama foram baixadas quase 350 milhões de vezes por desenvolvedores e usuários de software, um aumento de 10 vezes em relação ao ano anterior. Por sua vez, a OpenAI afirma que o serviço ChatGPT conta agora com 200 milhões de usuários ativos semanais.

Para muitas finalidades cotidianas, os modelos de IA treinados para executar apenas determinadas tarefas serão melhores e mais baratos de usar, de acordo com Julien Launay, chefe da startup Adaptive ML. A startup Adaptive ML usa o modelo do Llama para treinar pequenos modelos de IA personalizados para empresas. Eles são muito mais fáceis de configurar do que IAs proprietárias gigantes como o ChatGPT, diz Lone. E o número de usuários desses modelos está crescendo. Por exemplo, empresas como DoorDash, Shopify, Goldman Sachs e Zoom disseram que estão usando IA de código aberto para tarefas que vão desde atendimento ao cliente até reuniões de briefing.

Outro exemplo é a Procore Technologies, desenvolvedora de uma plataforma para gerenciamento de projetos de construção complexos. No início deste ano, a Procore lançou pela primeira vez recursos usando grandes modelos de linguagem, contando com o ChatGPT da OpenAI acessado por meio da plataforma de nuvem da Microsoft. A Procore então criou um software que facilita o uso de praticamente qualquer IA em todo o seu sistema. E a necessidade do serviço ChatGPT OpenAI desapareceu.

Em casos como estes, a retenção de clientes pode ser um desafio para a OpenAI. A maioria das empresas não quer ficar presa a um fornecedor de IA e, pelo menos por enquanto, é fácil alternar entre provedores de serviços de IA. Isso torna os modelos de IA da OpenAI concorrentes das soluções de IA que os clientes da startup agora podem desenvolver por conta própria.

Por sua vez, o representante da OpenAI manifestou a opinião de que a concorrência da IA ​​de código aberto aumenta o número de especialistas que sabem utilizar a IA, o que também leva a um aumento na procura de serviços OpenAI.

Quando a questão diz respeito a questões de segurança, as opiniões também divergem acentuadamente. Os defensores dos sistemas fechados dizem que têm os recursos e os controlos para ajudar a prevenir o uso indevido da tecnologia e que as ferramentas de código aberto podem ser exploradas por malfeitores. Por sua vez, os proponentes de soluções de código aberto argumentam que os seus sistemas facilitam a detecção de problemas e o tratamento de danos não intencionais que seriam difíceis de detectar em sistemas fechados porque estão abertos ao escrutínio público.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima