Repórter: A cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, receberá eventos do G20 nos meses de setembro e outubro. Nos dias 2 e 3 de setembro serão realizadas reuniões do Grupo de Trabalho de Saúde. Nos dias 22 e 23 de outubro será realizada a reunião técnica do Grupo de Trabalho Anticorrupção (GTAC), e no dia 24 acontece a reunião ministerial do Grupo Anticorrupção do G20. A nova cidade-sede para a realização de agendas do maior fórum de cooperação internacional foi confirmada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, e pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. De acordo com o ministro da CGU, o acréscimo de Natal como sede é uma oportunidade para o Brasil exibir suas boas práticas em integridade pública e entregas.
Vinicius Marques de Carvalho: Olha, eu acho que a gente tem uma entrega bem relevante para ser feita que diz respeito aos princípios na declaração que vai ser feita, que, digamos, permitam que a sociedade brasileira veja um avanço de vários países dialogando sobre um tema de maneira coordenada.
Repórter: Em relação ao Grupo de Trabalho de Saúde, o objetivo é identificar os pontos de consenso entre os países membros que possam ser levados à consideração dos ministros na reunião ministerial agendada para o dia 31 de outubro, no Rio de Janeiro. Antes disso, em Natal, ocorrerá a última reunião técnica presencial para discutir, em especial, duas questões urgentes, como informa o embaixador Alexandre Ghisleni, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde e coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde.
Alexandre Ghisleni: Em Natal nós vamos discutir duas questões da maior premência. Uma delas é a proposta brasileira de criação de uma aliança global para a produção local e regional de medicamentos, vacinas e materiais de diagnóstico, com foco em doenças negligenciadas em populações desassistidas. E também vamos enfocar a discussão sobre o impacto da mudança do clima na saúde, a sua relação com a questão da equidade. É uma agenda rica, ambiciosa, que resume os principais pontos que temos até o momento na presidência brasileira em matéria de saúde.
Repórter: A realização das agendas em Natal reforça as iniciativas do governo brasileiro reconhecidas internacionalmente. Na área anticorrupção, destaque para a Lei Anticorrupção, o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e o sistema de Auditoria Preventiva em Licitações, executado pela Controladoria-Geral da União. Já na área da saúde, a proposta brasileira para o G20 defende a adoção de sistemas de saúde universais para enfrentar os desafios da governança global em saúde.