O dono do Twitter/X, Elon Musk, afirmou neste sábado, 31, que “o atual governo brasileiro gosta de usar o manto de uma democracia livre, enquanto esmaga o povo sob suas botas”.
É mais uma das postagens do empresário em reação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear a plataforma no Brasil.
A postagem foi feita ao compartilhar um post do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que afirmou que usava o Twitter/X com VPN, a rede privada que consegue driblar a censura oficial, além de ter outros usos.
Moraes mandou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), agência controlada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, bloquear o acesso ao Twitter/X no Brasil. A rede social saiu do ar no início da madrugada deste sábado, 31, para a maioria dos usuários.
Alguns provedores, de menor porte, como o Desktop, que atende cidades do interior de São Paulo, não tinham tirado o Twitter/X do ar durante a tarde e foi por meio dele que a reportagem acessou as publicações de Musk.
Ao compartilhar uma postagem do jornalista Glenn Greenwald, um crítico de Moraes, Musk voltou a chamar o ministro de ditador. “Eu continuo dizendo às pessoas que esse cara Alexandre de Moraes é o ditador do Brasil, NÃO um juiz”. E prosseguiu: “Ele só usa isso como uma fantasia. Ele tem o poder executivo, judiciário e legislativo supremo, também conhecido como ditador. O manto que ele usa é para enganar os tolos do Ocidente, fazendo-os pensar que ele é um juiz.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Musk debocha de Moraes
Mais cedo, Elon Musk debochou de Alexandre de Moraes em uma postagem. Ele chamou o ministro de “Alexandre de Voldemort”, em referência ao bruxo vilão do filme Harry Potter.
Musk publicou a imagem de um meme e escreveu: “Esse meme nunca perde a graça”. Ele colocou dois emoticons de risada no post, que tem a intensão de dizer que o Twitter/X é superior ao ministro. A publicação atingiu cerca de 35 milhões de visualizações.
O dono da plataforma também disse que vai expor “crimes de Moraes” e chamou o ministro de ditador. As publicações contam com respostas de usuários brasileiros, inclusive, do deputado federal Marcel van Hattem.
“Começaremos a publicar a longa lista de crimes de Alexandre de Moraes, juntamente com as leis brasileiras específicas que ele violou amanhã”, escreveu Musk. “Obviamente, ele não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz.”