Técnicos dos municípios de Belém, Marituba, Melgaço e Mojuí dos Campos auxiliarão pequenos agricultores para que regularizem suas propriedades e garantam acesso a incentivos
Por Governo do Pará (SECOM)
01/09/2024 08h53
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou em Belém capacitação sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovida pelo Programa Regulariza Pará, instituído pelo governo do Estado, para técnicos dos municípios de Belém, Marituba, Melgaço e Mojuí dos Campos.
O curso, ministrado entre os dias 26 e 30 de agosto, teve como objetivo preparar profissionais para atender pequenos agricultores, principalmente no processo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), para que regularizem suas propriedades e garantam acesso a incentivos governamentais, linhas de crédito e outras políticas públicas.Técnicos de quatro municípios participaram da capacitação
Marcos Pimentel, técnico da Semas e responsável por ministrar o curso, ressaltou a importância da capacitação para fortalecer a regularização no ambiente rural, além de oferecer inscrição gratuita para pequenos agricultores que possuem áreas abaixo de quatro módulos fiscais.
“Os técnicos capacitados agora estão aptos a prestar assistência diretamente nas secretarias Municipais de Meio Ambiente. Essa iniciativa não apenas facilita o processo de regularização ambiental, mas garante que os agricultores tenham acesso mais rápido e eficiente às políticas públicas voltadas para o setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região”, informou o técnico.
Conhecimento – Jumara Cabral, técnica ambiental de Mojuí dos Campos, município do oeste paraense, disse que agregar experiências nas capacitações proporciona a troca de conhecimentos entre os municípios.
“É muito importante agregar essas capacitações, pois aprendemos mais e levamos novas experiências para os nossos municípios, além de trocar conhecimentos com equipes de outras localidades. Esta capacitação sobre a inscrição no CAR é fundamental para o pequeno produtor, já que agora podemos realizar as inscrições do CAR no município para esses pequenos produtores”, ressaltou.
Texto: Mário Gouveia – Ascom/Semas