Não é a primeira vez que vai ouvir falar de Inteligência Artificial no seu automóvel, visto que várias fabricantes até já fecharam acordos com a OpenAI de forma a levar o ChatGPT para alguns veículos. Mas, da mesma exata forma que o Android Auto e Apple CarPlay mudaram o paradigma daquilo que é um carro nos tempos que correm, a porta de entrada da IA no mundo automóvel tem de seguir um caminho muito similar.
Ou seja, em vez de contar com as fabricantes para a inclusão de assistentes baseados em IA, a tecnologia vai chegar aos nossos carros a partir dos nossos smartphones.
É o que faz mais sentido. Afinal, ninguém vai trocar de carro porque o novo modelo de uma marca qualquer tem acesso ao ChatGPT, não faz sentido!
Inteligência Artificial vai chegar ao Android Auto e Apple CarPlay! Vai ser em força já em 2024 e 2025!
Portanto, com a grande aposta das fabricantes de smartphones em IA, é normal que algumas das novidades acabem por aparecer no mundo automóvel. Ao fim e ao cabo, nos tempos que correm, já quase ninguém usa o sistema operativo do centro de entretenimento do seu automóvel, ao preferir sempre o Android Auto da Google (qualquer Android) ou CarPlay da Apple (iPhone).
Dito tudo isto, enquanto ainda não sabemos muito bem como é que a Apple vai adaptar a sua tecnologia ao mundo Auto, tudo indica que a Google já anda a experimentar algumas coisinhas. Afinal de contas, foi encontado algum código na mais recente versão do Android Auto, a apontar para o motor de IA Google Gemini.
Isto é algo que faz sentido, porque o Gemini está aos poucos a ocupar o espaço do Google Assistente. Além disso, verdade seja dita, o Google Assistente precisava de ficar mais inteligente, e mais útil, como nós precisamos de pão para a boca.
O que significa isto?
Vamos ter mais funcionalidades, um assistente mais responsivo, mais capaz de entender aquilo que nós dizemos. Isto mesmo quando nos enganamos ou dizemos coisas sem nexo, entre muitas outras coisas.
Claro que, da mesma forma que ainda não sabemos muito bem o que é IA a sério num smartphone. Podemos dizer que ainda é cedo para ter uma ideia mais certa do que vai mudar. Mas o potencial é imenso! Sendo algo que nos vai chegar às mãos dentro de muito pouco tempo.