Jurerê se tornou o primeiro bairro do Brasil a ser monitorado e protegido por um sistema de segurança baseado em inteligência artificial. O projeto combina alta tecnologia para prevenção de crimes urbanos, com a proteção de dados dos moradores e visitantes da famosa região de Florianópolis.
O sistema inovador de cerco eletrônico inteligente desenvolvido pela Zanardo Soluções Inteligentes integra câmeras de monitoramento distribuídas estrategicamente em vias como a Rua dos Badejos e Rua Cangoas. O projeto utiliza IA para processar dados em tempo real.
Jurerê é primeiro bairro protegido por IA do Brasil e tem monitoramento em tempo real
O especialista em segurança pública, Rubem Henrique, explica que o sistema contribui para a gestão da mobilidade urbana.
“Por meio de análises detalhadas e respostas rápidas às consultas, é possível identificar veículos suspeitos e entender melhor os padrões de tráfego, facilitando a tomada de decisões e a implementação de estratégias de segurança mais eficazes”, conta Rubem Henrique.
Segundo Henrique, a tecnologia permite que sejam feitas perguntas específicas sobre movimentos e padrões de tráfego, proporcionando respostas rápidas e precisas. “É importante ressaltar que todas as informações serão de uso exclusivo das autoridades competentes”, ressalta.
O especialista também explica que a implementação do sistema está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele destaca que as informações coletadas pelo sistema serão tratados com sigilo para garantir a privacidade e segurança dos moradores.