Agência Minas Gerais | Governo de Minas acompanha exposição de peixes ornamentais em Muriaé e destaca crescimento do setor

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nesta quarta-feira (5/9), da 2ª Exposição de Aquicultura Ornamental, em Muriaé, na Zona da Mata.  O setor está em rápida expansão, e já leva Minas Gerais a figurar como maior produtor de peixes ornamentais do Brasil, com mais de 70% da produção nacional.

 

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O evento reúne dezenas de piscicultores que vão trocar experiências e aprendizados sobre como melhorar a produção. Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais também participam com a promoção de capacitações técnicas e prestando orientações aos produtores.

O governador destacou que a aquicultura é um setor propício para o pequeno produtor que pode, com pouco espaço de terra, aumentar sua renda. “Para se ter uma ideia, com mil metros quadrados já é possível ter uma produção dos peixes ornamentais — ou seja, é necessário um espaço muito menor do que para outras atividades, como plantações de grãos ou criações de gado, por exemplo”, destacou Romeu Zema.

“Por isso, muitos dos piscicultores que atuam na aquicultura ornamental são pequenos e médios produtores que, com um pequeno apoio, conseguem desenvolver muito”, ressaltou.

Romeu Zema também apresentou o trabalho que o Governo de Minas tem feito para apoiar os produtores. “Com apoio da Secretaria de Agricultura e da Epamig, realizamos a capacitação e assistência para piscicultores, cursos, workshops e visitas técnicas, para manter a constante atualização sobre as práticas de criação dos peixes, incluindo tecnologias inovadoras”, afirmou.

O governador também falou sobre as medidas de desburocratização implementadas pela atual gestão e que facilitam a vida do piscicultor. “Uma novidade da minha administração é a implementação da Guia de Trânsito Animal (GTA) de forma 100% eletrônica. Essa inovação facilita muito a emissão do GTA, documento essencial para a realização do transporte de peixes ornamentais no estado”, explicou.








 
 
  
  


O secretário Adjunto de Estado de Agricultura, João Ricardo Albanez, também esteve presente na abertura da exposição e destacou a capacidade do estado de diversificar a produção. “Minas é a terra do queijo, a terra do café e da cachaça. Agora, Minas também se transformou na terra do peixe ornamental”, disse.

A segunda Exposição de Aquicultura Ornamental vai até sábado (7/9), no Parque de Exposições de Muriaé.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima