Lenda urbana verdadeira? Empresa admite ter software para ouvir pessoas pelo celular

A empresa de publicidade Cox Media Group (CMG), parceira de gigantes como Google, Meta e Amazon, estaria utilizando uma ferramenta capaz de ouvir conversas de usuários para direcionar anúncios. Chamada “Active Listening” (“Escuta ativa”, em tradução livre), a função usa o microfone de dispositivos inteligentes para captar preferências de consumo, segundo documentos obtidos pelo site 404 Media.

O software da CMG basicamente dá vida a uma teoria de conspiração bem popular: dispositivos inteligentes escutam você o tempo todo. O documento descreve uma ferramenta capaz de captar o som ambiente — conversas, por exemplo —, identifica os assuntos discutidos ou mencionados e adiciona esse pontos ao perfil do usuário. Essas preferências seriam então utilizadas para direcionar anúncios de maior interesse.

O vazamento obtido pela 404 Media é um slide de apresentação de recursos para potenciais clientes. O “Active Listening” é oferecido por US$ 100 (R$ 563, em conversão direta) por dia para coletar dados semanais de um grupo de usuários em um raio de 16 quilômetros, ou US$ 200 (R$ 1.126) por dia em 32 km.

O "Active Listening" da CMG permite captar informações sobre as preferências de consumo do usuário com base em conversas. (Imagem: Getty Images)O “Active Listening” da CMG permite captar informações sobre as preferências de consumo do usuário com base em conversas. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

“Os dispositivos inteligentes capturam dados de intenção em tempo real ao ouvir nossas conversas. Os anunciantes podem combinar esses dados de voz com os dados comportamentais para segmentar consumidores no mercado”, descreveu a CMG.

“Usamos inteligência artificial para coletar esses dados de mais de mais de 470 fontes para melhorar a implementação, a segmentação e o desempenho da campanha”, continuou.

Contudo, os slides não mencionam especificamente quais dispositivos captam as conversas dos usuários. Os slides se restringem a descrever a proposta do “Active Listening”, mas sem explicar exatamente como ele funciona.

EspionagemA lenda urbana do celular te ouvindo pode ser real. (Imagem: Getty Images)

Na apresentação, a CMG menciona ter a Amazon, o Google e a Meta entre seus clientes. Porém, o documento não afirma que as gigantes utilizam a solução para publicidade.

Boicote instantâneo

Assim que a 404 Media comunicou o vazamento ao Google, a Gigante das Buscas afirmou ter retirado a CMG do seu programa de parceiros. “Todos os anunciantes devem cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis, bem como nossas políticas do Google Ads”, disse a empresa.

Embora a Meta não tenha tomado a mesma medida, a empresa esclareceu que a CMG é uma “parceira geral” e disse não usar o “Active Listening” para direcionar anúncios. A companhia comandada por Mark Zuckerberg disse que vai apurar detalhes sobre a ferramenta.

Da mesma forma, a Amazon pontuou nunca ter trabalhado com a solução da CMG de escuta ativa.

Seu celular avisa sobre o uso do microfone

Se você usa uma versão recente do iOS e do Android, o seu dispositivo avisa quando qualquer aplicativo habilita o microfone para captação de áudio. A Apple e o Google adicionaram a função em 2021.

Dessa forma, sempre que o seu celular tiver alguns dos componentes habilitados (câmera ou microfone, por exemplo), o usuário fica ciente sobre a atividade.

Ainda assim, não são todos os dispositivos inteligentes que oferecem alertas visuais sobre a captação de áudio. Caixas de som inteligentes, como o Echo Dot e o Google Nest Mini, dependem da captação de áudio constante para atender solicitações do usuário a qualquer momento.

Espionagem conhecida

Essa não é a primeira vez que o site 404 Media consegue informações sobre o “Active Listening”: em novembro de 2023, uma reportagem detalhou discussões da CMG sobre a legalidade da espionagem.

Na perspectiva da empresa, é totalmente permitido ouvir o que os usuários conversam ao redor de seus dispositivos. A empresa chega a mencionar que o próprio consumidor aceita ter suas conversas captadas nos termos de uso de aplicativos ou serviços.

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