A saída do ministro é o maior escândalo desde a troca do general Gonçalves Dias, que foi ministro chefe do GSI. Ele pediu demissão em abril de 2022, após a CNN divulgar imagens do circuito interno de segurança que mostram Gonçalves Dias circulando no terceiro andar do palácio em 8 de janeiro de 2023, quando aconteceram os atos golpistas em Brasília.
O ministro estava na antessala do gabinete do presidente da República. Ao mesmo tempo, golpistas recebiam água de militares e cumprimentavam agentes do GSI durante os ataques. A atuação do GSI foi colocada em xeque com a invasão e, após uma reunião com Lula, o ministro demissionário deixou o governo com pouco mais de três meses de posse.
Relação entre Gonçalves Dias e Lula durou mais de duas décadas. Ele comandou a segurança do presidente petista nos seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010. Após a saída de Gonçalves Dias, Lula nomeou Ricardo Cappelli, ex-interventor da segurança no Distrito Federal, para comandar interinamente o gabinete.
Segunda demissão foi no Turismo
No início de julho de 2023, Daniela Carneiro foi substituída por Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo. A segunda troca aconteceu após a ministra demissionária anunciar que deixaria o União Brasil para se filiar ao partido Republicanos — a decisão colocou Lula em um conflito de interesses. Daniela e seu marido, o atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), eram dois importantes aliados do presidente petista no Rio de Janeiro.
O União Brasil, que tinha indicado Carneiro para gerir o turismo, reivindicou a pasta. Lula tentou manter Daniela à frente do Turismo, mas não conseguiu, diante da sua relação delicada com o União Brasil, que tem a quarta maior bancada no Congresso.
O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do turismo no Brasil e pela disposição dela de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, com o protagonismo de ser a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro
Nota que divulgou a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo