Em mais uma tentativa de tornar sua inteligência artificial mais popular, o Google anunciou que está integrando o Gemini AI ao navegador Chrome. Agora, é possível “conversar” com a IA diretamente da barra de endereço.
Para fazer isso é bem simples, basta digitar “@gemini” e depois escrever o que gostaria de saber da ferramenta. Aí então Google processará a solicitação e o levará para a página inicial do Gemini usando a mesma janela do navegador.
Depois de usar o atalho @gemini algumas vezes, o Chrome passa a ocultar o termo “Converse com o Gemini” e mostra somente “Gemini”, poupando espaço na tela. Com a adição do Gemini, a barra de endereços agora conta com quatro atalhos. São eles:
- @gemini: inicia uma conversa com o chatbot com IA;
- @guias: inicia uma busca entre as abas abertas;
- @histórico: abre o histórico de navegação;
- @favoritos: abre a pasta de Favoritos.
Todos os atalhos estão disponíveis na versão estável do navegador, mas, exclusivamente, no desktop (pelo menos por enquanto).
Como o Google usa a IA com o Gemini
Quando a empresa fez seus primeiros investimentos em ferramentas de inteligência artificial para uso diário, uma de suas principais promessas era transformar a maneira como os usuários interagem com seu mecanismo de busca e oferecer resultados de forma mais “interativa”.
Usando a tecnologia, a gigante das buscas está oferecendo resultados com informações mais completas, além de compartilhar links úteis para que o usuário tenha acesso a mais informações confiável.
Além disso, há um resumo alimentado por IA que aparece no topo da página de resultados — algo que já aparece em algumas regiões do planeta –, o que pode ajudar os internautas a pouparem tempo em suas pesquisas e obterem acesso às informações desejadas de forma mais rápida.
Inteligência artificial no Android
Em janeiro, o Giz Brasil foi convidado para conhecer em primeira mão uma das principais novidades do Google para este ano, o “circule para pesquisar”. O recurso incorporado ao sistema Android permite a realização de pesquisas com maior praticidade sem exigir a abertura do navegador.
Enquanto assiste a um vídeo do YouTube, por exemplo, o usuário pode ativar a funcionalidade pressionando o “botão home” e desenhar um círculo, contornar o simplesmente rabiscar um par de sapatos que aparece no conteúdo para obter mais informações sobre o modelo e descobrir onde comprar um igual.
Agora, a função está ganhando algumas melhorias. Isso incluir ser capaz de interpretar melhor o conteúdo da tela e “prever” potenciais dúvidas dos usuários para entregar melhores resultados.
Outra ferramenta bastante interessante que chegará junto com o Android 15 é que o modelo de IA incorporado ao dispositivo, o Gemini Nano. Ele será capaz de ouvir chamadas em tempo real e alertar o usuário caso detecte alguma ação suspeita que configure uma tentativa de golpe.