Em 2023, passaram pelo terminal internacional do Rio de Janeiro menos de 8 milhões de passageiros, número alcançado entre janeiro e julho deste ano.
“Vamos passar um pouco dos 14 milhões…Agora achamos que vai chegar a quase 14,5 milhões”, afirmou Monteiro à Reuters em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
O crescimento de um ano para o outro e a estimativa maior para 2024 são resultado de fatores que incluem o aumento de voos internacionais e transferência de voos do aeroporto de Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, para o Galeão, disse o executivo.
“A gente pode dizer que a coordenação está indo bem. Internacional está indo bem, assim como as conexões no aeroporto”, disse o presidente da RIOgaleão.
Segundo a concessionária, de janeiro a julho deste ano foram 2,6 milhões de passageiros internacionais ante quase 2 milhões no mesmo período de 2023. O total de passageiros domésticos subiu de 2 milhões para 5,3 milhões no período.
No ano passado, os governos federal, estadual e municipal anunciaram medidas para tentar fomentar o fluxo no Galeão, que tem uma capacidade para cerca de 37 milhões de passageiros por ano. Uma das principais medidas foi a limitação da movimentação no Santos Dumont, o que forçou a transferência de voos de um terminal para o outro. O Santos Dumont chegou a movimentar em 2022 cerca de 10 milhões de passageiros contra pouco menos de 6 milhões no Galeão.