Seis ministros do governo Lula não compareceram ao desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As ausências ocorrem em meio as denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida, ex-chefe da pasta dos Direitos Humanos. Ele nega todas as acusações.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, não marcou presença no evento. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa. Anielle é uma das supostas vítimas de assédio sexual de Silvio Almeida. Na sexta-feira 6, ela pediu respeito ao “meu espaço e meu direito à privacidade”. Garantiu que vai contribuir com as investigações do caso.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se ausentou. A assessoria de imprensa do petista argumentou que ele “não tem agenda pública no fim de semana” e que foi representado no 7 de Setembro pelo secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.
Além de Anielle e Haddad, não compareceram ao ato os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).
Mauro Vieira não participou da cerimônia para comparecer a uma reunião de coordenação na Embaixada do Brasil em Mascate, capital de Omã.
O Palácio do Planalto divulgou uma lista dos ministros de Lula que compareceram à cerimônia. Na nota, não constavam os nomes dos seis integrantes do governo.
A reportagem de Oeste procurou a assessoria de imprensa dos ministros sobre as ausências, mas só obteve retorno das pastas de Anielle Franco, Fernando Haddad e Mauro Vieira. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Autoridades marcam presença no 7 de Setembro
Entre as autoridades que participaram do 7 de Setembro, estiveram ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes das Forças Armadas, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, compareceu à cerimônia. Esteve na primeira fileira, próximo de Lula, assim como o ministro Alexandre de Moraes. Também estiveram no evento os seguintes integrantes da Suprema Corte: Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cristiano Zanin.
Rodrigo Pacheco ficou na primeira fileira, ao lado esquerdo de Lula durante a comemoração. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi o único representante dos Três Poderes da República que se ausentou. O parlamentar alagoano está no Estado cumprindo agendas em prol das eleições municipais de 2024.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, marcou presença no evento. O Estado foi homenageado em virtude das fortes chuvas que atingiram a região entre abril e maio deste ano.