Uma escola particular em Londres deu início neste mês a uma turma “sem professores”. Os cerca de 20 estudantes, com idade entre 15 e 17 anos, terão todas as disciplinas disponibilizadas em uma plataforma de Inteligência Artificial.
A ideia por trás do projeto piloto é que cada aluno progrida no seu próprio ritmo.
De acordo com o site de notícias Yahoo News do Reino Unido, a IA conseguirá identificar em quais matérias o aluno se destaca e em quais ele tem mais dificuldade. As mais fáceis devem ser “empurradas” para o final do período letivo, para que haja mais tempo para trabalhar nas dificuldades.
Os 20 estudantes que participam do projeto vão cursar a etapa escolar equivalente, no Brasil, ao ensino médio. Para isso, cada família vai ter que desembolsar £ 27 mil por ano. Ou seja, uma mensalidade de £ 2.250.
Apesar de praticamente todo o conteúdo ficar por conta da inteligência artificial, os alunos ainda poderão contar com “treinadores de aprendizagem”. Professores humanos que poderão algum suporte se necessário.
Ainda segundo a reportagem do Yahoo, esses professores também devem continuar ministrando os conteúdos das aulas de arte e educação sexual. Temas com os quais a IA ainda tem uma certa dificuldade.