A OpenAI, dona do ChatGPT, está próxima de revelar um dos seus projetos mais ambiciosos em inteligência artificial (IA). De acordo com o site The Information, a expectativa é de que a companhia apresente oficialmente o misterioso Project Strawberry nas próximas duas semanas.
O novo modelo da companhia já foi citado algumas vezes por Sam Altman, CEO da OpenAI. A ideia é que ele seja um chatbot mais inteligente que os atuais, com capacidade de processamento de dados e construção de conteúdos similar ao raciocínio humano no sentido de entregar respostas com base na lógica.
Até o momento, a empresa não confirmou se vai mesmo apresentar a plataforma ainda neste mês. Detalhes sobre o seu funcionamento seguem raros e não se sabe ainda se ele será o GPT-5 ou uma atualização paralela do grande modelo de linguagem do chatbot.
O que esperar do novo ChatGPT?
O Strawberry deve ser oferecido com um serviço individual — ou seja, aberto separadamente como outro programa, por mais que seja baseado no ChatGPT e no modelo de linguagem da companhia.
Em testes, o serviço seria capaz de conversar com mais naturalidade, além de até resolver enigmas e quebra-cabeças que o atual chatbot não consegue.
Além disso, a versão inicial do serviço funcionará apenas com a produção de texto. A possibilidade para criar imagens usando o novo sistema é uma adição futura prometida pela marca.
Segundo as fontes consultadas pela reportagem, o preço do Strawberry será “levemente diferente” do valor cobrado pelo ChatGPT hoje em dia. Além disso, os usuários terão limites máximos no número de mensagens enviadas por hora e no tempo de espera por uma resposta.
Por
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.