A missão é democratizar as oportunidades no futebol. Alguns clubes têm seus olheiros, recebem um volume grande de conteúdos, mas ainda assim isso está muito restrito. Muitas vezes uma pessoa que está numa região muito distante, remota, não consegue chegar e ter essa visibilidade, e com a plataforma se amplia essa visão globalmente para que ele possa ter oportunidade em qualquer clube do mundo.
Mariana Sensini, diretora geral da plataforma “Footbao”
Ajuda humana de analistas de performance
Uma das plataformas chama-se “Footbao”, criada há menos de um ano e que já possui mais de 100 mil jovens cadastrados. Ela alia Inteligência Artificial com o conhecimento humano. Para isso, contratou também analistas de performance que ajudam no processo de filtragem.
Muitas das vezes, a empresa também promove torneios entre as escolinhas e ela mesma produz os vídeos presencialmente, para fornecer um catálogo de melhor qualidade.
“Quando se fala em IA, todo dia é um universo novo. Hoje o que nosso time acredita é que são necessárias as duas pontas: o analista de performance, que consegue identificar o que é importante, e a IA, para conseguir catalogar um volume muito maior de informações e trazer insights em cima disso. A IA entra para captar movimentos, velocidade, elementos de performance, e cria esse algoritmo. Enquanto o analista trabalha com o time de IA para mostrar o que precisa ser analisado daquele momento. Ainda é um trabalho em conjunto de humanos com a ferramenta”, explica Mariana Sensini.