IA do Google cria podcast com base no que você escreve

O Google anunciou que sua inteligência artificial (IA) agora transforma pesquisas colocadas no NotebookLM em podcasts. Neles, uma dupla de “apresentadores” conversam sobre as informações colocadas pelo usuário na plataforma de anotações.

Esses “apresentadores” sintéticos “resumem seu material, fazem conexões entre tópicos e têm conversas animadas”, segundo o Google. O NotebookLM já usa o Gemini para resumir pesquisas, então a novidade é uma espécie de versão em áudio disso. Tanto que se chama “Audio Overview”. Mas tem algumas particularidades.

‘Apresentadores’ de podcast gerado por IA do Google conversam sobre suas anotações

O Google não exagera quando diz que os apresentadores de IA “têm conversas animadas” entre si. Pelo menos, é o que aponta Emma Roth, repórter do The Verge, após testar o novo recurso.

Captura de tela de NotebookLM tocando Audio Overview
IA do NotebookLM, do Google, gera conversa em formato de podcast com base em informações colocadas pelo usuário (Imagem: Google)

Emma criou um caderno sobre a invenção da lâmpada e clicou em “Audio Overview” para ver o que saía. “Os resultados foram… um tanto incomuns”, escreveu ela.

“Durante o resumo de dez minutos, os dois apresentadores tiveram uma discussão descontraída sobre como Thomas Edison não foi a única pessoa por trás da lâmpada e que ‘no final das contas, é realmente uma história sobre trabalho em equipe, fazendo o sonho acontecer’”, contou.

A repórter acrescentou que os apresentadores de IA “quase poderiam ser confundidos com podcasters humanos”. O que entregava que eles eram sintéticos, segundo ela, eram alguns detalhes estranhos (como soletrar palavras do nada) e dizer coisas de um jeito que humanos normalmente não diriam (como chamar platina de ‘metal bling bling’).

Leia mais:

Ressalvas

Ilustração sobre AI Overview do NotebookLM do Google
Audio Overview do NotebookLM pode deixar aprendizado mais envolvente, mas existem ressalvas e limitações (Imagem: Divulgação/Google)

Confira abaixo ponderações feitas pela repórter após testar a geração por IA de podcasts no NotebookLM do Google:

  • “O recurso torna o aprendizado com pesquisas mais envolvente, mas me pergunto se os apresentadores manteriam esse tom descontraído e um tanto brincalhão ao discutir tópicos mais sérios, como câncer ou guerra”;
  • “Há bastante preenchimento durante a conversa, então [o recurso] pode não ser a melhor maneira de destilar rapidamente e com clareza todas as informações [de uma pesquisa]”;
  • “O Google diz que pode levar vários minutos para gerar uma discussão em formato de podcast, e [o recurso] está disponível apenas em inglês”;
  • “Como muitas ferramentas de IA, [o Audio Overview no NotebookLM] nem sempre é preciso”.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima