Fotos: Eduardo Valente/Secom
Em mais um passo para a expansão dos serviços de saneamento e abastecimento de água pelo Estado, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) entregou nesta sexta-feira (13) o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e um novo reservatório de 100 mil litros de água para o município de Coronel Freitas. A inauguração aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da Companhia, Edson Moritz.
“O saneamento básico é fundamental para a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento das nossas cidades. Com esse novo sistema, estamos garantindo mais saúde e dignidade para os moradores de Coronel Freitas. Nosso governo está comprometido com obras que fazem a diferença no dia a dia das pessoas”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O novo SES deve atender inicialmente quatro mil moradores nos bairros Cinquentenário, Centro, Grambel, Irmã Colonata, Passo da Areia e São Sebastião. Isso corresponde a 38,6% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município. O investimento da CASAN foi de R$ 682 mil, utilizados em revitalização e melhorias na antiga estrutura.
A Estação de Tratamento de Esgoto terá capacidade para tratar 22 mil litros de efluente por segundo. A obra contemplou ainda a instalação de 15,7 km de rede coletora e sete Estações Elevatórias de Efluente (EEE) que farão o bombeamento dos dejetos até a Estação.
Já o novo reservatório de água foi instalado no Bairro Cinquentenário, um dos que mais cresce na cidade. Com capacidade para 100 mil litros de água, vai atender cerca de 500 moradores. O tanque é feito de aço inoxidável, uma tecnologia moderna que garante mais segurança e durabilidade. A obra custou R$ 474 mil e representou um incremento de 14,6% no abastecimento de água da cidade.
“Com essas obras, a CASAN reafirma seu compromisso de melhorar a infraestrutura de saneamento em Santa Catarina. Estamos investindo em tecnologias modernas, como o novo reservatório de aço inoxidável, que traz mais eficiência e durabilidade para o abastecimento de água. O saneamento básico é uma prioridade e seguiremos avançando”, destacou Edson Moritz, presidente da CASAN.