Programa promove a inserção de jovens de 17 a 29 anos no empreendedorismo e no mercado de trabalho.
Formatura marca a jornada de formação empreendedora de jovens de 17 a 29 anosO Governo do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), celebrou a formatura de 217 alunos do programa Jovem Descolado, na segunda-feira, 16, na Sede dos Magistrados, em Macapá. O momento marcou a jornada de formação voltada à inserção de estudantes no empreendedorismo e no mercado de trabalho.
Durante a quarta edição, 450 alunos de 17 a 29 anos dos municípios de Santana, Pedra Branca do Amapari e Macapá foram atendidos. O projeto, iniciado em julho, oferece uma trilha de aprendizado que abrange modelos de negócios, desenvolvimento de características socioemocionais e comportamentos empreendedores, além de capacitação em liderança e comunicação.
Secretária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno“Essa parceria tem transformado e impactado a vida de vários jovens. O projeto transforma a forma de pensar dos participantes que passam a priorizar seus sonhos e qualidade de vida. O Governo do Amapá, cria e apoia iniciativas como essa, que impulsionam o fortalecimento da economia”, frisou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno.
Leanderson Ferreira, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, começou a vender bijuterias aos 15 anos. Com uma loja virtual ativa há 8 meses, viu o crescimento do seu negócio após seguir o que foi ensinado nas aulas do programa.
Leanderson Ferreira aplicou os conhecimentos em sua loja“Nossa diretora enxergou nosso potencial e participamos com uma turma de 50 alunos da escola. Cerca de dois meses depois, a loja de semijoias está estruturada, sei quem é o público-alvo e só compro o que realmente vende”, destacou Ferreira.
A diretora da Escola Estadual Mário Quirino, Gisele Braz, explicou que é fundamental prestar apoio à juventude e que, pelo empreendedorismo, eles podem ter uma ótima opção de emprego e renda. Além de Macapá, outros 150 alunos de Santana também foram formados pelo programa no sábado, 16.
“Os 50 alunos estão formados e muitos já levam quitutes e objetos para vender, A expectativa, agora, é que alguns possam expandir as atividades e abrir seus próprios negócios”, pontuou Gisele.
Jovens participam da formatura do programa que desenvolve características empreendedoras
Jovem Descolado
O Jovem Descolado acontece em parceria com o Sebrae, coordenado em conjunto com a Secretaria de Estado da Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude. A formatura oficializou a entrega de certificados e, ainda em setembro, haverá um balcão de oportunidades para apresentar os jovens descolados para empresas parceiras.
Desenvolvido desde 2017, o programa já ofereceu capacitação empreendedora para mais de 1,5 mil jovens de 5 municípios. No projeto, os inscritos têm acompanhamento psicossocial, é trabalhada a visão empreendedora, as emoções e comportamento, buscando mudar as vidas dos participantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!