O objetivo do encontro, de acordo com informações do Palácio do Planalto, é pensar e ajustar ações de combate às queimadas de forma conjunta com os outros poderes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião para esta terça-feira (17) com os chefes dos Poderes para debater a situação dos incêndios florestais no país.
Reunião com chefes de Poderes:
Deverão estar presentes ao encontro convocado pelo presidente Lula os seguintes chefes dos Poderes constituídos da República:
- do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso;
- do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG);
- da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL);
- do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Paulo Gonet, que é o comandante da Procuradoria-Geral da República, também deve participar da reunião.
O objetivo da reunião, de acordo com informações do Palácio do Planalto apuradas pela CNN, é pensar e ajustar ações de combate às queimadas de forma conjunta com os outros poderes.
O Palácio do Planalto ainda trabalha com a possibilidade de receber os governadores de estados atingidos pelos incêndios. Contudo, caso isto não ocorra nesta terça-feira, uma nova reunião só com os comandantes dos estados deve ser realizada ainda nos próximos dias.
Lula e Marina Silva
Nesta segunda-feira (16), o presidente Lula esteve o dia todo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, debatendo ações prioritárias para o combate aos incêndios, de forma específica, na Amazônia e no Pantanal.
O Governo Federal também trabalha com a possibilidade de anunciar nessa terça-feira uma série de medidas provisórias (MPs) que serão assinadas por Lula. Entre estas um socorro financeiro para produtores rurais que estão sofrendo com a intensificação das queimadas.