Na abertura da 2ª Conferência da Jovem Advocacia da OAB-SE, que aconteceu nessa quinta-feira (19/9), em Aracaju, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destacou as ações da entidade em favor de advogados e advogadas recém-inscritos. “Não permitiremos que ninguém desista do seu sonho por falta de oportunidade”, garantiu.
Entre as ações, está a oferta de mais de dez mil bolsas de pós-graduação em Prática em Advocacia Trabalhista e Previdenciária, além de cursos gratuitos e de baixo custo, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) nacional. “Somos numerosos e, por isso, sonhamos e realizamos grandes projetos. Em agosto, conquistamos o credenciamento da Faculdade Escola Superior de Advocacia da OAB Nacional no MEC, com nota máxima. Qualificá-los e encorajá-los para os desafios do início de carreira é a nossa missão”, afirmou Simonetti.
O presidente do CFOAB também disse estar ciente de que a jovem advocacia é afetada por abusos de poder no exercício da profissão. De acordo com ele, são frequentes as denúncias de punições arbitrárias, obstáculos para entrevista pessoal entre advogado e cliente e violações de prerrogativas em audiências, entre outros. “A Ordem jamais aceitou e jamais aceitará essa realidade. Estamos aparelhados para prestar assistência processual a todas e todos os profissionais da advocacia. Queremos uma classe unida e inflexível em defesa das prerrogativas e garantias constitucionais”, salientou.
A programação da 2ª Conferência da Jovem Advocacia da OAB-SE, que tem como tema Empreendedorismo e Tecnologia: Inovando na Advocacia do Futuro, segue até esta sexta-feira (20/9).
Nova sede
Durante a abertura da Conferência, Beto Simonetti também assinou a Ordem de Serviço para a construção da primeira etapa da nova sede da seccional sergipana. “O Conselho Federal se consorciou com a OAB-SE e nós destinaremos valores acima de R$ 5 milhões para a construção da nova Casa da Cidadania deste estado, para que o mais breve possível, possamos dar início a essa grande obra”, pontuou.
Para o presidente da seccional, Danniel Costa, “Além de ser um dia histórico para a advocacia sergipana, é um divisor de águas. Nossa sede atual é tombada, é linda e é um patrimônio que será preservado, mas hoje ela já não atende às nossas necessidades. Então, a nova sede vem com mais conforto, mais espaço e mais possibilidades de atuação e integração da Ordem. Também, para que o nosso Plenário comporte um número maior de conselheiros. Ou seja, uma notícia importante para a advocacia sergipana, e as obras já começam amanhã”, celebrou.
TJSE
O presidente do CFOAB aproveitou a ida ao estado para fazer uma visita institucional ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), desembargador Ricardo Múcio. Acompanhado do presidente da OAB-SE, Danniel Costa, Simonetti tratou de assuntos de interesse da advocacia, a exemplo do processo que está em curso no Tribunal sobre a não incidência de Imposto Sobre Serviços (ISS) nos honorários de sucumbência. Na oportunidade, também foi destacada a boa relação entre as instituições.
“Nós fomos muito bem recebidos pelo desembargador Ricardo Múcio e reafirmamos a alegria de caminharmos juntos, compreendendo a dificuldade de cada carreira, mas nos unindo naquilo que mais importa: que nós estejamos a defender a ordem jurídica, as leis vigentes no Brasil, a Constituição da República e a defesa das prerrogativas mútuas”, enfatizou Beto Simonetti.
Também participaram da visita o procurador-geral da OAB-SE, Leonardo Oliveira; o diretor-tesoureiro, Ismar Francisco; e os desembargadores Cezário Siqueira e Roberto Porto.