20 de setembro de 2024 – 16:37
#EGD #EGPCE #ENGD #governo digital #Seplag
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realiza, entre os dias 25 e 27 de setembro, o processo de elaboração colaborativa da Estratégia de Governo Digital (EGD) do Ceará. O encontro, realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), ocorre no auditório da Seplag. A elaboração da estratégia estadual é um desdobramento da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD).
“O objetivo da Estratégia é definir iniciativas para promover a transformação digital do Estado do Ceará, de forma a colaborar com uma administração pública ágil e com foco no cidadão cearense”, aponta o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.
A programação da agenda contará com abertura, incluindo a apresentação da metodologia do processo colaborativo, e oficinas de trabalho, reunindo secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna, técnicos das áreas de Comunicação, Desenvolvimento Institucional, Tecnologia da Informação e o líder de Transformação Digital dos órgãos da administração pública estadual.
Estratégia Nacional
A Estratégia Nacional de Governo Digital é um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.
É uma política perene, participativa e articulada desde o nível nacional até os pequenos municípios, que tem como objetivos específicos Gestão e Governança, Qualidade dos Serviços Públicos, Identidade Única do Cidadão, Privacidade e Segurança, Inteligência de Dados, Infraestrutura Digital, Ecossistema de Inovação, Eficiência e Colaboração, Transparência e Participação e Competências e Capacitação.
“As oficinas de trabalho que realizaremos com a participação dos técnicos do Governo do Ceará discutirão, justamente, os objetivos específicos apontados na estratégia nacional, assim é uma forma de institucionalizar as estratégias digitais, inseri-las nos instrumentos de planejamento do poder público, ampliar as fontes de financiamento da transformação digital, entre outras ações”, destaca Márcio Morais, coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação (Coget) da Seplag, área responsável por conduzir o processo de elaboração da Estratégia de Governo Digital do Ceará.