O restaurante-escola Da Quebrada foi inaugurado neste sábado, 21, com novo espaço no CIVI-CO, um hub de impacto localizado em Pinheiros, São Paulo. O O evento de inauguração reuniu parceiros, amigos e convidados para celebrar a nova fase do projeto, que mistura gastronomia acessível e inclusão social.
Comandado por Adélia Rodrigues e o chef Edson Leite, o Da Quebrada, que antes funcionava em outro local, agora faz parte de um ambiente que conecta iniciativas sociais e ambientais.
Segundo Adélia, a mudança reafirma o compromisso de trazer à tona o protagonismo de pessoas pretas e periféricas. “Estar em diferentes lugares da cidade e mostrar nosso potencial é uma das nossas missões. Podemos estar onde quisermos, sempre destacando as pessoas da periferia”, afirmou.
Além do novo endereço, o projeto cresceu com a entrada de marcas da Unilever, como Maizena, Knorr, Hellmann’s e Arisco, que se somam à parceira já existente, Mãe Terra. Carolina Riotto, CMO da Unilever, ressaltou que a parceria com o Da Quebrada reforça o propósito da empresa de levar sustentabilidade às comunidades, especialmente com foco no aproveitamento integral dos alimentos e na valorização de pequenos produtores.
O Da Quebrada é mais do que um restaurante, é um projeto pedagógico. Nascido dentro da iniciativa Gastronomia Periférica, um negócio social criado por Adélia Rodrigues e Edson Leite em 2012, o restaurante-escola tem como objetivo formar moradores de periferias, especialmente mulheres pretas, para atuarem na gastronomia. A Gastronomia Periférica começou como oficina e, em 2018, tornou-se uma escola que oferece cursos gratuitos e híbridos, formando até agora cerca de 2 mil pessoas em todo o Brasil.
O menu do Da Quebrada inclui opções saudáveis e com aproveitamento total dos alimentos, sempre valorizando produtores locais. No café da manhã, há opções como tostadas de pão de levain com legumes e tapioca com manteiga de cacau. Para o almoço, pratos como escondidinhos, saladas de grãos e farofas fazem parte do cardápio, que utiliza insumos das marcas parceiras. O restaurante estará aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h, a partir do dia 23 de setembro.
Ana Luiza Prudente, diretora-executiva do CIVI-CO, ressaltou que a chegada do Da Quebrada ao espaço representa uma consolidação do propósito do hub de promover iniciativas de impacto social e ambiental. “O Da Quebrada fortalece ainda mais nossa comunidade, sendo um exemplo de economia circular e inclusão social”, disse.
Nos dois primeiros anos de operação, o Da Quebrada já produziu mais de 5 mil refeições e comprou 2,5 toneladas de alimentos de pequenos produtores periféricos. Além disso, 1,5 tonelada de composto orgânico produzido pelo restaurante foi direcionada para esses mesmos produtores, fortalecendo a economia local e incentivando a sustentabilidade.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas