governo de novo premiê é “o mais conservador” em quase 20 anos, analisa imprensa francesa

A imprensa francesa desta segunda-feira (23) analisa a composição do novo governo francês, anunciado no sábado (21) pelo primeiro-ministro Michel Barnier. Os diários não poupam críticas ao projetos do novo premiê nomeado pelo presidente Emmanuel Macron, dois meses após o segundo turno das eleições legislativas antecipadas, em julho. 
 

As capas dos maiores jornais franceses trazem fotos do novo primeiro-ministro, para quem “o mais difícil começa agora”, diz o conservador Le Figaro. Em sua primeira entrevista à TV francesa, no domingo (22), ao canal France 2, Barnier fez um apelo por um “compromisso”. Ele visa principalmente resolver a crise orçamentária no país, afetado pela baixa credibilidade da França junto aos  investidores internacionais, segundo avaliação do próprio premiê. 

O novo governo será “um milagre ou um fracasso”, afirma o diário em editorial. Após descartar vários nomes de possíveis ministros envolvidos em polêmicas e pastas julgadas desnecessárias, como o Ministério da Laicidade, que será finalmente o da Cidadania, o premiê já é alvo de várias críticas por escolhas como Bruno Retallieau. O novo ministro do Interior é considerado reacionário por parte da mídia francesa, aponta o texto. Por isso, “os riscos de queda” são numerosos, aponta Le Figaro



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima