Contratar de forma inteligente e conseguir novos colaboradores motivados e focados pode ser um desafio. Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, destaca a importância de seguir algumas etapas fundamentais no processo de recrutamento. “Está cada vez mais desafiador contratar, por isso a empresa deve focar em encantar o colaborador e mostrar que ele é valorizado. Isso aumenta as chances de sucesso, pois ele virá focado, motivado e preparado para desempenhar o seu papel”, afirma.
Como especialista em pessoas e processos, Carla Martins explica que existem diferentes situações relacionadas ao recrutamento, e cada uma deve ser avaliada em etapas. “A primeira etapa é a consciência, voltada para pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam se familiarizar com ela. Nesse cenário, o setor de RH trabalha considerando que esses potenciais colaboradores podem um dia considerar a empresa como uma possível empregadora”, explica.
Na fase de consciência, é importante considerar três fases. “Para alcançar os colaboradores que ainda não conhecem a empresa, é possível iniciar com anúncios em plataformas online e depois utilizar o poder das mídias compartilháveis, como o Instagram e o WhatsApp. A viralização desses anúncios é uma possibilidade a ser explorada”, orienta a executiva.
Além disso, trabalhar a personificação da marca é essencial para conectar nessa fase inicial. “Mostrar a cara da empresa por meio de pessoas é uma estratégia eficaz. Eu e meu irmão, Jhonny Martins, fazemos isso no SERAC e percebemos que essa abordagem gera mais conexão do que o uso de mídias mais tradicionais”, destaca Carla Martins.
A próxima etapa, a consideração, é direcionada a pessoas que já conhecem a empresa. Nesse contexto, é crucial manter o site e as mídias sociais atualizados e com uma boa apresentação. O setor de RH também deve estar atento a depoimentos de clientes e colaboradores em diferentes plataformas, pois isso é uma vitrine importante do trabalho da empresa”, sugere Carla Martins.
Carla Martins também destaca a importância da etapa da entrevista para vender a empresa ao potencial colaborador. “Antigamente, acredita-se que era responsabilidade do candidato convencer a empresa da sua capacidade, mas atualmente, com a grande concorrência por profissionais qualificados, a empresa precisa mostrar seu valor. É fundamental explicar ao candidato a posição que ele ocupará, as possibilidades de crescimento e outros aspectos relevantes da cultura organizacional. Uma boa conversa na entrevista ajuda a apresentar todos os aspectos positivos da empresa, o que pode resultar em um colaborador mais engajado e motivado”, conclui.
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