Descubra como participar dos cursos gratuitos de robótica em Goiás!

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou o programa Start, que oferece cursos gratuitos de robótica e tecnologias avançadas em 21 cidades goianas. As inscrições estão abertas até 7 de outubro de 2024, e podem ser feitas pelo link: abre.go.gov.br/start. O programa é voltado para crianças e jovens entre 8 e 20 anos, com prioridade para alunos da rede pública de ensino e reserva de 50% das vagas para meninas.

Os cursos contam com laboratórios onde os participantes poderão explorar o mundo da robótica, aprendendo a operar equipamentos modernos, como impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual. “Nossa intenção é proporcionar a essas crianças e jovens, muitas vezes de baixa renda, uma introdução ao mundo da tecnologia. Elas vão aprender a programar e a desenvolver soluções tecnológicas para problemas em suas comunidades”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.

O curso é dividido em três módulos:

  1. Introdutório: fundamentos da robótica e introdução à impressão 3D.
  2. Intermediário: desenvolvimento de projetos mais avançados com as tecnologias aprendidas.
  3. Avançado: espaço para desenvolver projetos que atendam às demandas específicas da comunidade local, focando em soluções práticas.

Daniele Silva, gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, destaca a importância de reservar vagas para meninas, buscando maior equidade de oportunidades no setor tecnológico. O Start faz parte do programa Goianas na Ciência e Inovação, que visa incluir mais mulheres em espaços tecnológicos, tanto na educação quanto no empreendedorismo.

Acesso e localizações

Ao todo, são 24 laboratórios distribuídos em 21 cidades, proporcionando acesso à tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, com um dia adicional para tirar dúvidas, além de estarem abertas à comunidade em outros dias, promovendo um ambiente colaborativo.

As cidades participantes, além da capital Goiânia, que conta com quatro laboratórios, incluem Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás.

O programa Start é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e pela Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima