Governo Federal anuncia construção de Centro de Reabilitação em Juína e oficina ortopédica em Rondonópolis

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso será beneficiado com a construção de novos serviços voltados à reabilitação de pessoas com deficiência.

O Governo Federal anunciou a criação de um Centro Especializado em Reabilitação em Juína e uma oficina ortopédica em Rondonópolis, como parte de um pacote de investimentos na área da saúde.

Ao todo, o Ministério da Saúde destinou mais de 420 milhões de reais para a criação de 86 novas unidades no país desde 2023, incluindo 30 Centros Especializados em Reabilitação e 23 oficinas ortopédicas.

Essas novas unidades integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e fazem parte do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.

O Centro de Reabilitação de Juína vai prestar serviços em duas modalidades de reabilitação, física e auditiva, por exemplo, enquanto a oficina ortopédica de Rondonópolis será responsável pela confecção, manutenção e adaptação de órteses, próteses e outros meios de locomoção.

Atualmente, Mato Grosso conta com 10 serviços habilitados nessa rede de atendimento, mas o reforço chega em um momento de crescente demanda, principalmente diante do aumento de casos de TEA, Transtorno do Espectro Autista.

Para responder a essa demanda, o Ministério da Saúde implementou um adicional de 20% no custeio dos Centros de Reabilitação que tratam pessoas com TEA, permitindo a ampliação das equipes de atendimento.

Além do investimento em novas unidades, o Governo Federal também anunciou ter aumentado o repasse mensal destinado à manutenção dos serviços já existentes.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima