Governo do Ceará participa do encontro de implantação do Sistema Nacional de Economia de Impacto, em Brasília







30 de setembro de 2024 – 12:39
# #


Ascom Adece – Texto e Foto


Na condução de iniciativas para a construção da política pública de economia de impacto, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participou da primeira reunião para implantação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O encontro aconteceu na última sexta-feira (27), em Brasília.

Conduzida pelo Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, e pelo Diretor do Departamento de novas economias, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Lucas Ramalho a reunião contou com o gerente de Fomento da Adece, Eduardo Neto Moreira, para representar o governo cearense.

“O Sistema SDE tem protagonizado importantes iniciativas para a construção da política pública de economia de impacto, estabelecendo marcos regulatórios e estruturando o Comitê estadual de negócios de impacto. A representação do Ceará contou ainda com a presença de Michelle Ribeiro, assessora especial da Coalizão pelo Impacto, movimento empresarial que fomenta negócios de impacto no Brasil e tem forte atuação no Estado”, comenta Moreira.

O Simpacto foi estabelecido pela Portaria GM/MDIC nº 192, publicada em 19 de junho de 2024 e tem o objetivo de articular ações em diferentes níveis federativos e, de maneira mais específica, fomentar uma política de impacto local nos estados, em consonância com a política federal.

De acordo, com Eduardo Neto Moreira, “a instalação de um sistema nacional ajuda a promover a governança interfederativa, sob a liderança da União, no fomento ao desenvolvimento de políticas públicas que criem mecanismos de apoio aos empreendedores”.

As estratégias para adesão de novos estados; a elaboração dos planos estaduais de economia de impacto; e estratégias de financiamento aos negócios de impacto nos Estados, tanto por iniciativa da união, dos Estados e também por meio de emendas parlamentares, foram alguns dos temas debatidos.

O Ceará oficializou a entrada no Simpacto no último dia 9 de agosto, quando o governador Elmano de Freitas assinou o Acordo de Cooperação Técnica para a Economia de Impacto. A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.






Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima